Publicado em 31 de maio de 2022 por Tribuna da Internet
Carlos Newton
Reportagem de Igor Gadelha e Gustavo Zucchi, no site Metrópoles, informa que o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) está em Brasília nesta terça-feira (dia 31) para ver o presidente nacional do seu partido, Luciano Bivar, lançar sua pré-candidatura ao cargo que o ex-juiz tanto almejou.
Mesmo escanteado da corrida ao Palácio do Planalto após trocar o Podemos pelo União Brasil, Moro confirmou presença no ato em que Bivar se lançará oficialmente como pré-candidato, no centro de convenções Ulysses Guimarães.
TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – Esta notícia pode até ser ironizada pelos adversários de Sérgio Moro, que defendem a impunidade de políticos e empresários corruptos, e que não perdem oportunidade para execrar o ex-juiz. No entanto, a ida de Moro para prestigiar o evento leva a uma reflexão positiva. Mostra que o ex-juiz, antes tarde do que nunca, está aprendendo a conviver com os políticos.
Todos sabem que a candidatura de Bivar é fake e só existiu para tirar Moro da disputa. Nos levantamentos divulgados na última semana, sequer alcançou 1% das intenções de voto. Na realidade, Bivar só é candidato a continuar controlando os recursos do Fundo Eleitoral e do Fundo Partidário, que chegam a quase R$ 1 bilhão este ano.
Assim, a viagem de Moro a Brasília mostra que ele está aprendendo o jogo da política, que não admite amadorismos.
CANDIDATO A QUÊ? – Esta semana, surgiu a notícia de que o União Brasil poderia retirar o apoio ao governador tucano Rodrigo Garcia e lançar Moro ao governo de São Paulo. Além disso, o próprio Moro já aventou várias vezes a possibilidade de tentar o Senado.
No entanto, se tiver um mínimo de juízo, Moro deverá fazer o jogo da política e se lançar a deputado federal, porque tem eleição garantida e poderá então dar início a uma carreira política consistente.
Com toda certeza, será um dos mais importantes parlamentares do país, a ser permanentemente ouvido pelos jornalistas sobre os principais acontecimentos da política. Depois, então, poderá pensar em um voo mais alto, como candidato a senador, governador ou presidente.
###
P.S. – Já ia esquecendo. Moro não pode se omitir. Precisa estar sempre demonstrando apoio à terceira via, não importa se o candidato seja Ciro Gomes ou Simone Tebet. O importante é lutar contra a nefasta polarização. É isso que se espera dele. (C.N.)