sexta-feira, maio 27, 2022

SE:caso PRF é análogo caso George Floyd, nos EUA e na mesma data:25/5

 em 27 maio, 2022 4:06

  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Há muito tempo que Sergipe não viraliza nas redes sociais como nos últimos dois dias. É uma pena que foi por uma notícia lamentável, repugnante e absurda.

Se a abordagem dos policiais da PRF não foi um assassinato é melhor mudar o significado no dicionário. Não tem explicação quando o rapaz já estava imobilizado. Faltou preparo? Ou foi arrogância mesmo? A PRF afastou os policiais que usaram splay de pimenta e gás. 

O caso da PRF em Sergipe é análogo ao caso George Floyd, nos EUA. O episódio fatal, que ocorreu em 25 de maio, perturbou a vida social e política dos Estados Unidos, alimentando o debate sobre o racismo e levantando novos questionamentos sobre a atuação das forças policiais contra a comunidade negra. Ou seja, o caso de Genivaldo em Sergipe aconteceu exatamente dois anos depois. Lá o policial que ajoelhou e sufocou até matar George Floyd foi expulso da polícia. Relembre do caso que aconteceu em 25 de maio de 2020 aqui.

Criaram uma câmara de gás móvel para matar o rapaz. A repugnância é generalizada. Até a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal vai investigar o caso.

Hoje, o espaço “Pelo twitter” que vem sempre no final de cada edição do blog desta vez vem na frente, em respeito à família de Genivaldo e de todos os brasileiros que são e se sentem ofendidos com ações como estas.

Tomara que nos próximos dias não caia no esquecimento e todo volte à dita “normalidade institucional”, inclusive os policiais envolvidos.


De centenas  de twitters sobre o caso o blog selecionou os abaixos:

www.twitter.com/augustodeAB A nota oficial da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe é um tapa na nossa cara.

 

 

 

 

 



www.twitter.com/chico_pinheiro Estarrecido, o mundo soube de Auschwitz. Lá foram os judeus. No Brasil agora são os pobres, os pretos. E pode ser qualquer um. É preciso dar um basta à Besta que carrega a Morte. Basta !

www.twitter.com/pcn1965 Assassinos armados e uniformizados, só faltou a veraneio vascaina. Mas a nota explica tudo.

www.twitter.com/Eliane_Aquino Assisti estarrecida às imagens da abordagem desastrosa de uma equipe da PRF que causou a morte de Givanildo de Jesus Santos, no município de Umbaúba, interior sergipano. E me pergunto: até quando assistiremos a cenas assim?

www.twitter.com/minc_rj PRF com ordem para matar por inalação de gás poluente? Me lembra a morte de Angel Studart, torturado no quartel da ditadura arrastado por jeep do exército inalando CO do cano de escape.Testemunhado por Alex Polaris.


www.twitter.com/padilhando Um homem assassinado dentro de um carro usado como CÂMERA DE GÁS, em Sergipe. Um chacina com aval do estado no Rio de Janeiro. Chegamos ao ponto que a desumanização virou prática cotidiana da polícia. É urgente uma mudança radical nessas instituições.

www.twitter.com/delucca A @PRFBrasil já identificou e divulgou os nomes dos policiais que assassinaram o Genivaldo de Jesus Santos em uma câmara de gás improvisada, já os afastou do serviço e já os indiciou pelo crime?

www.twitter.com/MarceloLins68 Na sucessão de tragédias que marca o Brasil desses tempos estranhos, atingimos um novo, e mais baixo, patamar de crueldade e perversão com o suplício de um cidadão em Sergipe, nas mãos de policiais rodoviários federais. Abuso de poder, covardia, sadismo, tá tudo ali.

NOTAS 

Condenação senador Rogério! Propaganda eleitoral antecipada  A decisão foi na última quarta-feira, 25, pelo Colegiado do TRE/SE condenando Rogério Carvalho e o presidente do PT/AJU, Jefferson ao pagamento de multa de R$ 5 mil cada um, por conta de um vídeo nas redes sociais pedindo voto. Na decisão, o juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho esclarece que: “No caso, o vídeo publicado por Jefferson Ferreira Lima e republicado no stories do Senador Rogério Carvalho, além de exaltar as qualidades pessoais deste último, o representado
aponta para o adesivo estampado no verso da camisa com a frase “VOTE 13”. Assim, concluo que na postagem houve pedido explícito de voto e, embora não tenha sido praticada diretamente pelo beneficiário, Senador Rogério Carvalho, restou demonstrado nos autos o seu prévio conhecimento, na medida em que foi republicado em seu perfil pessoal.” A parte final da decisão no print ao lado.

Atenção MPF! Denúncia grave na educação que tem dinheiro do governo federal também Alunos do Colégio Murilo Braga em Itabaiana fazem denúncias que viralizou nas redes sociais. Eles denunciam que jovens com alto poder aquisitivo estão se matriculando no turno da noite enquanto pelo dia estudam como alunos assistentes nas melhores escolas particulares com o objetivo de concorrer as cotas destinadas aos estudantes do ensino médio. Assista o vídeo, inclusive eles citam a diretora da escola, de nome, Daniela.  O vídeo que viralizou ontem:

Tocador de vídeo
00:00
01:29


Cemitérios Aracaju: Breno Garibalde destaca resolução com critérios ambientais para licenciamento e regularização No mês passado, mais precisamente no dia 26 de abril, o vereador Breno Garibalde destacou em sessão plenária na Câmara Municipal de Aracaju, o fato de Aracaju ter apenas um cemitério com licença ambiental. Nesta semana, o parlamentar comemorou a notícia de uma importante conquista sobre o assunto, já que o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) aprovou uma resolução que define critérios para regularização e licenciamento ambiental dos cemitérios localizados na capital.

Critérios ambientais A aprovação ocorreu por unanimidade, após discussão e votação durante a segunda reunião promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). “Esse é um problema antigo, que precisa ser resolvido o quanto antes. Os cemitérios precisam seguir critérios ambientais, para que o solo não seja afetado com o líquido proveniente da decomposição dos cadáveres, o necrochorume. Então fico feliz em ver que a gestão ouviu essa demanda e já está se movimentando”, declarou o parlamentar.

Regras Com a aprovação da nova resolução, os cemitérios públicos e privados passam a ter regras de regularização e licenciamento ambiental. Os locais serão notificados e terão um prazo de sete a dez anos para realizar as adequações. “É um passo muito importante que vai contribuir, não só com a preservação dos nossos lençóis freáticos, como também com a saúde da população, já que esse líquido pode ir parar nos poços artesianos. Claro que é um processo longo, mas que precisa ocorrer o quanto antes e também deixo aqui a solicitação da construção de mais cemitérios em Aracaju, ”, informou Breno.

Impactos Com as novas regras, os cemitérios também deverão realizar um levantamento dos impactos para identificar quais as melhorias necessárias a serem aplicadas. Assim, vai ser possível traçar um diagnóstico completo da situação dos espaços, de acordo com as particularidades de cada um.

INFONET