em 27 maio, 2022 18:35
Uma nova manifestação foi realizada em Aracaju na tarde desta sexta-feira, 27, contra a ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante abordagem a um homem em Sergipe. Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, foi abordado e detido em Umbaúba e morreu por asfixia e insuficiência respiratória.
Os manifestantes fizeram um novo ato em frente à sede da Polícia Federal de Sergipe, que fica na avenida Augusto Franco. Populares, representantes de movimentos sociais e alguns políticos pediram que o crime seja apurado de maneira rigorosa e célere.
No ato, foram utilizadas cartazes com a frase “Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro”, fazendo alusão ao poema do escritor brasileiro Castro Alves, que fala sobre o período escravocrata, assim como, uma grande faixa com a frase “Vidas pretas importam”.
Protestos
O primeiro protesto contra a morte de Genivaldo de Jesus ocorreu na quinta-feira, 26, na BR-101, quando manifestantes tocaram fogo em pneus e fecharam a rodovia. O segundo ato ocorreu na manhã desta sexta-feira, 26, em frente à sede da PRF/SE. A Polícia Federal está investigando o caso e a PRF abriu processo disciplinar e afastou os policiais envolvidos.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
INFONET