quinta-feira, maio 26, 2022

Canonização Dom Helder Câmara: escritos serão enviados hj ao Vaticano

 em 26 maio, 2022 4:07

 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                                  “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 O governador Paulo Câmara recebeu, no Palácio do Campo das Princesas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, para falar sobre o processo de canonização de Dom Helder Câmara. O Governo de Pernambuco tem participado do processo desde a preparação do acervo até a viabilização do envio. Os documentos requisitados pelo Vaticano para dar continuidade ao procedimento serão enviados hoje à Roma, na Itália.


“Temos acompanhado com muita emoção todo esse trabalho, desde a instalação do tribunal, que iniciou o processo de canonização de Dom Helder Câmara, em 2015. Espero que possamos ter um santo que conhecemos tão bem, e que sabemos que todo seu trabalho e dedicação em vida foram em favor dos pobres e de um mundo melhor, com mais paz e saúde”, afirmou Paulo Câmara.

O Instituto Dom Hélder Câmara (IDHeC) levou cerca de três anos para elaborar toda a documentação e preparar o acervo, que foi digitalizado e impresso pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Os documentos contemplam textos e programas de rádio escritos pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife. Todo o material que será enviado está acrescido de uma cópia, correspondendo um volume de 500 quilos.

A secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, reiterou que o envio dos documentos é um grande passo na concretização do desejo comum de ver o Bispo dos Pobres canonizado. “Estamos muito gratos à companhia aérea TAP pelo apoio no transporte de todo este riquíssimo acervo literário produzido por Dom Helder”, observou.

“Todos nós temos interesse pela causa de Dom Helder, para que, de fato, possamos o quanto antes ter a felicidade de vê-lo reconhecido como santo da igreja”, enfatizou dom Fernando Saburido. Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Tomé Franca, e o vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Monsenhor Luciano Brito, que levará pessoalmente os documentos ao Vaticano.

TRAJETÓRIA – Dom Helder Pessoa Câmara nasceu na cidade de Fortaleza, capital do Ceará, em 7 de fevereiro de 1909, e morreu no Recife em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos. Foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), atuou como arcebispo de Olinda e Recife de 1964 até 1985 e é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil.

“A maneira de ajudar os outros é provar-lhes que eles são capazes de pensar.” Dom Hélder Câmara.

A chamada correta é “Homem é assassinado por asfixia (…) Ele foi vítima de homicídio qualificado por parte de policiais rodoviários federais em Sergipe.” https://t.co/08WRScGszR

— José Rollemberg (@JoseRollemberg) May 26, 2022

O assassinato em Sergipe que repercute no País! Será que os policiais serão punidos? O competente advogado sergipano José Rollemberg resumiu em poucas palavras: “A chamada correta é “Homem é assassinado por asfixia (…) Ele foi vítima de homicídio qualificado por parte de policiais rodoviários federais em Sergipe.”

 

A informação da rachadinha no sindicato que não funciona deu o que falar Ontem, em uma reunião de empresários do setor de pesca, a meia dúzia de leitores do blog estava toda lá, discutindo sobre o assunto. Todos se perguntando quem é o presidente do sindicato, cujo nome ninguém sabe, somente o apelido “Laranja”, quem é o “dono” do sindicato cuja sede fica em uma gaveta e quem é a irmã do ex-presidente recebedora da rachadinha de 5 mil pra lá e 5 mil pra cá. A conversa entre a meia dúzia de leitores se estendeu por um bom tempo em um restaurante de um shopping de Aracaju. Papo regado a whisky Johnnie com gelo e muitas perguntas sem resposta.

INFOET