Paulo Afonso - Bahia - 02/04/2022
Luiz Brito DRT BA 3.913
Embora a sucessão municipal esteja distante, alguns políticos de Jeremoabo já se preparam para concorrer à Prefeitura. Pelo menos 6 pessoas, incluindo as que acham cedo para falar do assunto, são cotadas para suceder o prefeito, Derivaldo José dos Santos (PP), em 2024.
Os nomes ventilados são o do ex-prefeito Tista de Deda, o empresário Fábio da Secof e o vereador governista Jairo do Sertão. Por fora aparecem um sobrinho do prefeito Deri, de prenome Mateus de Clovis e o secretário Tista Andrade Eles seriam uma espécie de “alternativa” do partido, já que o atual vice, Fábio da farmácia, segundo comentam, teria dito que não tem interesse em disputar a sucessão. Há quem também afirme que Fábio, o vice, não teria interesse na disputa.
Outro vereador que deixou nas entrelinhas o desejo de disputar a sucessão, não necessariamente agora em 2024, mas talvez em 2028 foi o presidente da Câmara, Kaká de Sonso. A revelação foi feita durante entrevista dele na rádio Alvorada na última sexta-feira, 1 de abril. O também vereador Antônio Chaves, detentor de 8 mandatos consecutivos, inclusive, já atuou como prefeito interino, também em entrevista à rádio Alvorada, praticamente descartou a possibilidade de disputar a sucessão. “Não tenho nenhum interesse” a não ser que seja um apelo popular, sentenciou Chaves.
Hipotéticamente, o nome em evidência para a sucessão é o do vereador Jairo do Sertão. O parlamentar em entrevista ao programa Boa Conversa, da rádio Alvorada FM, semana passada, revelou sua pretensão de disputar a Prefeitura de Jeremoabo.
De todos os nomes que começam a ser ventilados para a sucessão jeremoabense, o empresário Fábio da SECOF, é considerado nos bastidores com amplas possibilidades de ser o futuro prefeito da terra da jurema em flor.
Tista de Deda que desde o resultado da eleição passada tornou-se um túmulo, não dá sinais de que pretenda tentar novamente a Prefeitura de Jeremoabo.
Nota da redação deste Blog - Em Jeremoabo Santo de casa tem que aprender a fazer milagres; acredito que se o eleitor de Jeremoabo tiver bom senso, discernimento e tentar correr atrás do prejuízo, nas próximas eleições escolherá um filho da terra; que seja Tista, Anabel, Jairo, ou quem quer que seja, mas que tenha sido gerado e nascido no solo da Jurema em Flor.
Isso porque estamos sentindo na própria pele o que significa eleger quem não é filho de Jeremoabo, o primeiro ato é abandonar os jovens da terra e lotear os principais empregos da prefeitura com o pessoal de fora, com familiares do gestor e cabos eleitorais, o restante, as migalhas servem para enrolar os do " andar de baixo", isso sem falar nas fraudes e corrupção.
Quanto a possibilidade do atual vice prefeito sair candidato é bem remota, isso porque está mais para uma inegibilidade por 8(oito)anos, o processo por abuso do poder econômico está ai para ser julgado com uma dezena de denúncias graves, bem fundamentadas e documentadas.