sexta-feira, abril 29, 2022

Qual é o peso dos candidatos nas redes sociais e como isso influencia a eleição

Publicado em 29 de abril de 2022 por Tribuna da Internet

TRIBUNA DA INTERNET

Charge do Edra (Arquivo Google)

Wesley Oliveira
Gazeta do Povo

Com a pré-campanha em curso, os presidenciáveis apostam no uso das redes sociais para atrair mais eleitores, principalmente os mais jovens. Nessas estratégia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) larga na frente. Ele tem milhões de seguidores em várias plataformas e familiaridade com as ferramentas.

Mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-governador João Doria (PSDB) não ficam atrás. Prováveis rivais de Bolsonaro nas eleições de outubro, eles também já têm iniciativas em andamento e fazem planos para melhorar a comunicação via internet.

PESO IMPORTANTE – Principal ferramenta na campanha vitoriosa de Bolsonaro em 2018, as redes sociais têm, obviamente, um peso importante no projeto de reeleição neste ano. O presidente inovou ao criar e manter desde o início do seu mandato uma live semanal na internet para se dirigir diretamente aos brasileiros. E nos últimos dias, ele vem adotando um tom mais bem-humorado nas interações com os seus seguidores.

No Twitter, onde acumula mais de 7,5 milhões de seguidores, o presidente ironizou recentemente a notícia de que um cabeleireiro interpretaria um “Bolsonaro gay” no desfile das escolas de samba de São Paulo durante o Carnaval.

“Que apresentação ruim”, escreveu Bolsonaro ao comentar o desfile da escola. Na mesma publicação, aproveitou para afirmar que todas as doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas pelo governo federal.

NOVOS SEGUIDORES – Na avaliação de aliados do Planalto, o presidente adota esse tom no intuito de se contrapor aos adversários. Somente nesta semana, depois que o Twitter foi vendido para o empresário Elon Musk, Bolsonaro ganhou cerca de 65 mil novos seguidores na plataforma.

Recentemente, o ex-ministro e pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que Bolsonaro é muito “sagaz” na comunicação das redes. “Bolsonaro me perguntou: ‘essa foto nossa atravessando a ponte, você acha que ganha quantas curtidas?'”. Tarcísio contou que não tinha ideia, mas o presidente respondeu. “Nas primeiras horas, três milhões de curtidas nas minhas redes sociais. Sabe o que é isso, capitão? Publicidade de graça”, sentenciou.

Além do Twitter, o presidente Jair Bolsonaro acumula seguidores em perfis em outras redes sociais como Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e Telegram. Para ampliar o engajamento, um aplicativo chamado de “Bolsonaro TV” foi criado para reunir todas as páginas do presidente e já conta com mais de 100 mil downloads.

BOLSONARO LIDERA – Veja os números de Bolsonaro nas redes sociais: Twitter: 7,6 milhões; Facebook: 14 milhões; Instagram: 19,6 milhões; YouTube: 3,6 milhões; TikTok: 1,3 milhão; e Telegram: 1,3 milhão 

Lula tenta diminuir vantagem de Bolsonaro nas redes sociais. Alvo de críticas dentro do PT, a estratégia de comunicação da campanha do ex-presidente Lula está sendo redesenhada para buscar ampliar o público nas redes sociais. Nesta semana, o partido contratou o publicitário Sidônio Palmeira para assumir o marketing da campanha, em substituição ao marqueteiro Augusto Fonseca.

Veja os número de Lula nas redes sociais: Twitter: 3,3 milhões; Facebook: 4,8 milhões; Instagram: 4,6 milhões; YouTube: 415 mil e Telegram: 64,3 mil. Em março, o levantamento do instituto Datafolha mostrou que a proporção de eleitores de 16 a 24 anos que votariam em Lula (51%) era maior do que a de Bolsonaro (22%), de Ciro Gomes (6%) e de João Doria (3%).

CIRO “DESCOLADO” – Assim como Bolsonaro e Lula, o pré-candidato pelo PDT Ciro Gomes tem investido em uma linguagem mais “descolada” para as redes sociais nesse período de pré-campanha. Entre as estratégias, criadas pelo marqueteiro João Santana, está o programa em que o político entrevista convidados, critica de modo informal declarações de adversários e, em um cenário moldado como simulacro de videogames, apresenta suas ideias para um eventual mandato.

Aliados de Ciro acreditam que o posicionamento nas redes sociais será primordial para que a pré-candidatura seja viabilizada. Recentemente a campanha lançou o “Waze do Cirão”, uma versão do aplicativo de trânsito Waze com a voz do ex-ministro. Nesse último, os usuários podem ouvir Ciro dar instruções como: “Entre à direita, mas fora Bolsonaro” e “Vire à esquerda, mas não essa de goela”.

Veja os números de Ciro Gomes nas redes sociais: Twitter: 1,3 milhão; Facebook: 955 mil; Instagram: 1,2 milhão; YouTube: 416 mil; TikTok: 90,2 mil; e Telegram: 20, 5 mil. 

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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 A importante reportagem, enviada por Mário Assis Causanilhas, se baseia na pesquisa Datafolha. Mostra que a comunicação virtual será cada vez mais decisiva nas eleições. Quem viver, com toda certeza, verá. (C.N.)