Publicado em 28 de janeiro de 2022 por Tribuna da Internet
Vicente Limongi Netto
Admitindo dialogar com o Centrão (Correio Braziliense – 27/01), Lula da Silva amplia, a meu ver, as chances de liquidar a fatura no primeiro turno das eleições presidenciais. Nunca votei nele, nem pretendo votar. Lido com fatos. Não torço nem distorço. O pragmatismo político do ex-presidente é abrangente. Sabe que para governar precisa contar com aliados. Procura cativar e atrair quem tem fôlego e cintura política.
Como observou o experiente senador Renan Calheiros, “Lula tem capacidade de articular diferentes forças políticas a seu favor”. Lula dorme e acorda fazendo política. Cresce e avança diante do estarrecedor paludismo político-eleitoral dos adversários.
Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira, detentores das maiores fatias do bolo e das riquezas do Centrão, aguardam, de braços abertos, conversar com o sedutor Lula. São do ramo. Ambos já foram aliados declarados de Lula.
Na quadra atual, os tinhosos comandantes do Centrão estão casados, de papel passado, com Bolsonaro, no Orçamento e no Fundo Eleitoral. Conversar não tira pedaços.
OLAVO E APOSENTADOS – Quando Olavo de Carvalho escrevia no O Globo e na Folha de São Paulo, era lindo e maravilhoso. Leitura obrigatória. Um sábio. Bastou apoiar Bolsonaro para cair em desgraça e tornar-se indesejável. É a melancólica constatação da vitória do oportunismo, do cinismo, da calhordice e da hipocrisia. Tenho ânsia de vômito.
Por fim, vamos receber parabéns pelo Dia dos Aposentados. Classe operosa e digna. Merecedora de respeito. Trabalharam com dedicação, esmero e espírito público. Deram sangue, suor e lágrimas pelo Brasil. Vencem injustiças, má-fé e mesquinharia de boçais e maus brasileiros.
Muitos insensatos permanecem encastelados em funções relevantes. Tripudiam nos idosos. São insensíveis aos direitos dos que trabalharam a vida inteira. Esquecem, por ignorância, que um dia também serão idosos e aposentados.