O governador Rui Costa afirmou que “não vai ficar de braço cruzado esperando recurso” para socorrer os desabrigados das fortes chuvas que atingiram a região sul da Bahia desde a semana passada. A declaração foi feita durante videoconferência, na noite desta quarta-feira (29), com os prefeitos do sul da Bahia, a região mais afetada com as inundações.
Rui garantiu que já tem dinheiro em caixa para atender as famílias que perderam tudo e pediu agilidade das gestões municipais no levantamento dos cadastros e sem muita burocracia.
De acordo com o governador, uma instituição financeira já foi contratada. Com o cadastro finalizado, o dinheiro vai direto para conta das famílias, que poderão comprar refrigerador, colchão, botijão de gás e outros itens domésticos. “Com o cartão do banco em mãos, quem vai escolher o que vai comprar é a pessoa: pode ser a cama ou sofá, por exemplo. Exceto bebida alcoólica!”, condicionou Rui.
O valor de cada família será definido a partir da finalização dos dados por parte dos municípios. O governador reforçou aos prefeitos que enviem dados simples como nome do representante de cada família, carteira de identidade, CPF, data de nascimento e endereço.
Bahia Notícias