quinta-feira, outubro 28, 2021

Enquanto em Jeremoabo se discute paliativo de uma carrada d'água ou o conserto de uma bomba, em Sergipe pensa é em solução para o problema da água.

 

                                            Foto Divulgação



Canal de Xingó E o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou e detalhou ontem, 27, em Propriá, o projeto da obra do Canal de Xingó que vai garantir o abastecimento de água para aproximadamente 3 milhões de pessoas em municípios de Sergipe e Bahia. O ministro Rogério Marinho afirmou que a licitação da obra física deverá ocorrer até o final deste ano.

Relevância No lançamento, o deputado federal, Laércio Oliveira, destacou a relevância da obra para o povo sergipano e parabenizou o ministro Rogério Marinho pelo empenho em trazer obras para o desenvolvimento de Sergipe e do Nordeste. “Eu tenho compromisso e responsabilidade com essa região e estar aqui presente é para confirmar e validar a minha disposição de lutar e ajudar o Governo Federal para trazer mais progresso e grandes realizações para meu Estado. Esta é uma obra necessária que vai diminuir os efeitos da seca na região e transformar a realidade do povo sertanejo”, afirmou.

Fases A fase I vai da captação até o Reservatório 5 (Capela), no município de Poço Redondo; a fase II sai do Reservatório 5 e vai até o Reservatório 8, no município de Porto da Folha; a fase III (do reservatório 8 ao reservatório 11, no município de Monte Alegre) e a fase IV (do reservatório 11 até o final do canal, reservatório 12, no município de Nossa Senhora da Glória). Também foi assinada a ordem de serviço e a assinatura de termo de seção para implantação de bombas no projeto de irrigação Jacaré- Curituba, um investimento no valor de R$ 4,7 milhões de recursos federais.

Recursos O município não “anda” se o Executivo não estiver em consonância com o Legislativo. Ciente disso, o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Diego Prado (MDB), fez questão de acompanhar o vice-prefeito Paulo Junior (MDB) à Brasília, em busca de recursos para melhorar a infraestrutura da comunidade. A viagem se deu a pedido do prefeito Marcos Santana (MDB), que não pôde ir devido a compromissos da Prefeitura. Uma das reuniões foi com o deputado federal, Valdevan Noventa (PL), que prometeu destinar emendas para a comunidade do Loteamento Rosa do Oeste, no bairro Eduardo Gomes, a fim de pavimentar ruas e beneficiando moradores locai. (Blog Cláudio Nunes)

Nota da redação deste Blog - Talvez a falta de interesse em desenvolver a Zona Rural seja a politicagem, ou melhor se resolver o problema da água, os moradores da Zona Rural não mendiguem mais uma carrada de água através do corro pipa, ou então não implore para consertar uma bomba; com isso não haverá campo para chantagear o voto de cabresto. 

A  dificuldade para o povo humilde e vulnerável conseguir água, saúde, educação e estradas, é a moeda forte para chantagear e conseguir  o voto.

Enquanto conseguir segurar essa barra, esqueçam dos seus direitos como cidadão.