Alberto Bombig e Matheus Lara
Coluna do Estadão
A estrutura que será palco principal da manifestação deste sábado, 2 de outubro, contra o presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista é bem conhecida de foliões dos carnavais de Salvador e São Paulo. Organizadores do ato alugaram por R$ 100 mil o trio elétrico Demolidor, usado por anos nos blocos de Ivete Sangalo e outros artistas.
A estrutura é luxuosa: 24 metros de comprimento que abrigam camarins com luz de cromoterapia, decoração interna baseada no feng shui, área VIP, quatro banheiros, caixas de som com 343 mil watts de potência e elevadores hidráulicos.
NA “VAQUINHA” – As 80 entidades de coordenação da campanha Fora Bolsonaro afirmam que dividirão o valor do aluguel do trio e têm arrecadado doações em “vaquinha” via Pix para bancar a empreitada. Além do Demolidor, o ato na Paulista terá outros dois trios elétricos menores.
A aposta em estrutura desse porte veio após a Prefeitura negar a montagem de palco fixo na Paulista, ideia inicial para evocar as manifestações das Diretas-Já, nos anos 80.
Os organizadores negociaram com empresa conhecida por eventos esportivos que arrastaram multidões. Foi em versão anterior do Demolidor que jogadores da seleção brasileira desfilaram após o penta, em 2002, por exemplo.
CIRO E ALESSANDRO – A organização confirma presença dos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Alessandro Vieira (Cidadania), além de lideranças, parlamentares e dirigentes de 21 partidos, incluindo do MDB, do DEM, do Novo e do PSDB.
Palco do ato deste sábado na Paulista, trio elétrico foi escolhido por sua estrutura robusta. O sistema permite que som se propague por até 1 km de distância.
No início da manhã de sexta-feira, os organizadores anunciaram que no Brasil e no exterior já eram 221 atos confirmados pelo Fora Bolsonaro. De norte a sul do país, 206 cidades já programaram manifestações pelo impeachment do atual presidente da República. Protestos também já foram agendados em outros 15 países, ampliando a repulsa popular pelos pouco mais de mil dias do atual governo.
MUITAS LIDERANÇAS – Na manifestação pelo Fora Bolsonaro com maior potencial de repercussão nacional e internacional, em São Paulo, já confirmaram presença representantes e lideranças de movimentos sociais e sindical e presidentes de partidos políticos de diferentes correntes.
A participação formal das lideranças políticas e partidárias reforça as dezenas de organizações populares reunidas em torno das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, do movimento estudantil, das centrais sindicais e do movimento negro.
Os organizadores enfatizam a importância do uso de máscara – e recomendam que se leve mais de uma, além de álcool em gel para higienizar as mãos com frequência e de se manter o maior distanciamento social possível durante a participação no ato.