quinta-feira, agosto 26, 2021

Nova pesquisa nacional traz más notícias para a terceira via

 

Nova pesquisa nacional traz más notícias para a terceira via

Posted: 25 Aug 2021 02:02 PM PDT

A nova pesquisa mensal da Futura Inteligência, em parceria com o banco de investimento Modal Mais, traz um cenário ainda fortemente polarizado entre Lula e Bolsonaro, e péssimas notícias para a terceira via. 

Na espontânea, Lula e Bolsonaro agora empatam com 31%. Lula  subiu 1 ponto, Bolsonaro cresceu 7 pontos, e Ciro oscilou meio ponto para baixo. Todos os outros tem 1% para baixo. 

Os números são particularmente ruins para os alternativos porque o número de indecisos caiu de 25% para 19% e mesmo assim nenhum candidato desse campo apresentou qualquer melhora de desempenho. 

Nos cenários estimulados, nota-se uma tendência similar à verificada na espontânea: uma melhora razoável de Bolsonaro, ligeira piora de Lula (dentro da margem de erro), declínio de Ciro e estagnação de outros candidatos em percentuais insignificantes. 

No cenário reduzido da pesquisa estimulada, com apenas 4 candidatos, observa-se que Lula caiu de 42% para 38%, Bolsonaro subiu de 29% para 35%. A vantagem de Lula, que era de 11 pontos, caiu para apenas 3 pontos. 

Ciro perdeu aproximadamente 3 pontos, saindo de 13 para 10 pontos. 

Eduardo Leite ficou estacionado em 3 pontos. 

Um fator que não deve ajudar muito a terceira via é que o grau de decisão dos entrevistados parece bastante consolidado. Entre aqueles que escolheram seu candidato ou optaram por branco ou nulo, 71% disseram que se trata de uma “decisão definitiva”, contra 28% que disseram que seu voto ainda “pode mudar”. 

 

O cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro também mostrou recuperação de Bolsonaro. Em julho, Lula vencia por 51% a 33%, vantagem de 18 pontos. Hoje Lula ganharia de 47% X 39%, vantagem de 8 pontos. 

Análise: o crescimento de Bolsonaro deixa mais distante a hipótese do presidente “não ir ao segundo turno”.  

O esvaziamento de Ciro pode indicar algum ruído em sua estratégia. 

O declínio de Lula sinaliza que o petista pode ter batido num teto, algo próximo de 40%. Isso lhe garante margem confortável, todavia, para chegar ao segundo turno, e entrar nessa etapa com base firme. A rejeição alta de Bolsonaro, por sua vez, em torno de 41%, facilita a vitória do petista do segundo turno. A rejeição a Lula está em 32%.

Outros candidatos tem rejeição baixa. O método usado na pesquisa pede que os entrevistados escolham apenas 1 candidato a ser rejeitado, por isso a concentração dos números nos dois principais. 

Para baixar a íntegra da pesquisa, clique aqui. A pesquisa do mês anterior pode ser baixada aqui

O post Nova pesquisa nacional traz más notícias para a terceira via apareceu primeiro em O Cafezinho.

Da cadeia, Jefferson aconselha Bolsonaro a dar um golpe

Posted: 25 Aug 2021 12:54 PM PDT

Preso em Bangu 8 (RJ) por ordem do ministro Alexandre de Moraes (STF) por ameaçar as instituições democráticas, o presidente Nacional do PTB, Roberto Jefferson, divulgou um texto que aconselha Jair Bolsonaro a sair das “quatro linhas” da Constituição e partir para a “ruptura”, ou seja, golpe de estado.

Além de se autodenominar como “preso político”, o petebista diz que “o primeiro tempo do jogo foi jogado dentro das ‘quatro linhas‘. Agora, para a grande vitória do ‘Canarinho’, deve ser jogado em todos os cantos do estádio, limpando as arquibancadas, as cadeiras cativas e, principalmente, os camarotes”.

Jefferson também afirma que Bolsonaro “não é uma ameaça de ruptura às instituições”, mas a “ruptura” em pessoa.

“Bolsonaro é a ruptura. Quem o aconselha à moderação erra. Ele não pode recuar. Ele sintetiza o sonho de um país honesto e honrado da grande maioria da nossa população”.

No texto, o petebista deixa claro que a “missão especial” de Bolsonaro é “liquidar com as chances de os agentes da elite do Estado voltarem a delinquir e rapinar”.

Com informações do Metrópoles.

 O Cafezinho.