Por nota, a SSP disse que as polícias primam pela legalidade, mas nas situações de confronto com a criminalidade, não hesitam em defender suas próprias vidas, da sociedade e a imagem de suas instituições.
Por G1 SE
Sergipe é o segundo estado com o maior número de mortes durante confrontos policiais no ano de 2020, de acordo com o levantamento realizado pelo Monitor da Violência.
Segundo a pesquisa, o estado registrou a taxa de 8,5, ficando atrás apenas do Amapá com 12,5. A Bahia ficou em terceiro com 7,5, seguida de Rio de Janeiro com 7,1 e Pará com 5, por 100 mil habitantes.
Em 2020, de acordo com o levantamento, em linhas gerais foi registrada uma queda neste tipo de ocorrência. No entanto, a taxa de Sergipe saiu de 7,2 em 2019 para 8,5.
Através de nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) explicou que as operações policiais em que há situação de confronto, em sua grande maioria, são pautadas em informações preliminares sobre pessoas envolvidas com a criminalidade e com uso de ferramentas de investigação e dos serviços das unidades de inteligência da Polícia Civil e Polícia Militar.
“Nossos agentes policiais agem no estrito cumprimento do dever legal e dentro das excludentes permitidas em lei. Nossas polícias primam pela legalidade, mas nas situações de confronto com a criminalidade, não hesitam em defender suas próprias vidas, da sociedade e a imagem de suas instituições. No mais, nossas Polícias Civil e Militar estarão atuando com respeito ao que é determinado em lei e na defesa do que mais importa, o cidadão de bem”.
— Foto: Élcio Horiuchi / G1/Arquivo
https://g1.globo.com