segunda-feira, abril 26, 2021

O papel da imprensa: O problema não é a mídia, mas o mal que cometem. BLOGSCLÁUDIO NUNES em 26 abr, 2021 4:02

  Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

O papel da imprensa

É sempre importante recordar o que disse, à época, o papa Bento XVI quando dos escândalos de abusos sexuais na Igreja: “A verdade, unida ao amor compreendido corretamente, é o valor número um. Além do mais, os meios de comunicação não poderiam ter publicado tais relatos se não tivesse existido o mal na própria Igreja. Justamente porque o mal estava dentro da Igreja é que outros puderam voltá-lo contra ela”.

O papel da mídia é primordial para combater o mal, independentemente da instituição. E o leitor deste espaço tem a certeza que este jornalista não separa nenhuma igreja – mesmo sendo católico praticante – quando é necessário denunciar e criticar as ações que vão de encontro ao que prega o Papa Francisco.

O que é ser um voluntário?

Ser um voluntário de verdade é se comportar como um pavão ou ter um espírito de Maria, a mãe de Jesus, de discrição e serviço? Parece que a carapuça caiu na cabeça de quem é narcisista e presta um verdadeiro culto ao personalismo. O blog não inventa nada.

Basta constatar nas redes sociais, no site e na sede da emissora para tirar as conclusões, pois contra fatos não há argumentos. Um voluntário e missionário de verdade é, antes de mais nada, uma pessoa equilibrada. O desequilíbrio emocional revela coisas muito mais profundas. Para isso, o blog sugere um psicólogo ou psiquiatra. Ou então faça uma autocritica se a vaidade permitir.

Desespero 

Tem gente desesperada no meio das igrejas católica e evangélica porque a sociedade e os fiéis estão abrindo os olhos e tomando conhecimento de tudo. E o desespero é maior porque os fiéis e membros das duas igrejas estão ajudando ao blog a desmascarar os lobos em pele de cordeiro.

O problema não é a mídia, mas o mal que cometem. Qualquer tipo de mal.

O “Virtus” escandaloso Além de estar sobrando dinheiro a rodo numa instituição de Sergipe del Rey, uma famosa e mundialmente conhecida autoridade é maníaca em trocar constantemente o seu “carro branco”. Para não chamar a atenção dos subordinados e dos pobres, que com muito sacrifício doam o dízimo, a personalidade sempre troca  pela mesma cor e, dessa vez, por um modelo parecido. É uma afronta neste momento tão delicado e difícil de pandemia e de sofrimentos das pessoas mais pobres. A autoridade deveria pedir perdão a Deus e ao povo pobre, entregar o cargo, ir embora e se esconder em algum lugar do globo terrestre. Não se pode ostentar e gozar da cara do povo pobre dessa maneira.

O “Virtus” escandaloso II Qual o motivo de não permanecer ao menos 5 anos com o mesmo veículo? Foram várias trocas em poucos anos. O carro preferido da autoridade, que dessa vez foi fabricada pela Volkswagen, custou quase R$ 80.000,00 ( oitenta mil reais), entretanto outros nem comida têm à mesa para se alimentar. É uma ostentação e um escândalo, para a função que ainda exerce. Isto é uma vergonha! Além de “outras manias”, o gosto por carro novo é grande. O que parece ser “Virtus” vai se transformar num vício ou no seu precipício.

O “Virtus” escandaloso III É uma afronta neste momento tão delicado e difícil de pandemia e de sofrimentos das pessoas mais pobres. A autoridade deveria pedir perdão a Deus e ao povo pobre, entregar o cargo, ir embora e se esconder em algum lugar do globo terrestre. Não se pode ostentar e gozar da cara do povo pobre dessa maneira. O jeito é apelar ao Papa Francisco.

Senhor ostentação O veículo foi comprado numa conhecida concessionária da Volkswagen de Aracaju, em nome da Arquidiocese de Aracaju, e será usado por quem deveria ser exemplo para o rebanho que lhe foi confiado. Alguns funcionários da concessionária católicos ficaram revoltados quando viram o gasto desnecessário neste momento de pandemia e fome com um veículo novo. 

Perguntar não ofende Quantas “cestas básicas dignas” daria para comprar com “80 mil reais” para doar às pessoas que estão passando fome em Sergipe? É preferível pedir doação aos fiéis, que já vivem se sacrificando para ajudar a comprar outras coisas mais. Arrepare, Osmário, quanta imoralidade!

Apelo O blog faz um sensato apelo aos fiéis católicos que durante vários dias, em sinal de protesto e de repúdio, não contribuam com o dízimo e nem nas coletas das missas. É preciso uma resposta dura e enérgica da parte dos fiéis com quem não tem o mínimo de respeito e sensibilidade com a situação enfrentada pelo mais pobres neste momento difícil de pandemia da Covid-19.

Lula entre Rogério e Eliane? E um petista histórico em contato com o titular deste espaço disse que os partidários de Rogério Carvalho estão colocando o carro antes dos bois quando o assunto é o apoio de Lula para uma possível candidatura ao governo. Segundo ele, pelas pesquisas o nome da vice-governadora Eliane Aquino também aparece bem e com uma rejeição bem menor do que a do senador petista.

Canhoba: prefeito não cumpre promessas e não paga salário mínimo E no município de Canhoba, o prefeito Chrystophe Divino conseguiu desagradar a unanimidade dos servidores municipais. Na campanha prometeu ser o novo e mudar a mesmice dos rumos das coisas em Canhoba. Agora não paga o salário mínimo para o servidor concursado que tem um plano de carreira. Enquanto isso, os contratados e comissionados têm como base o salário mínimo vigente. O MPE será acionado.

Canal Xingó: realização de um sonho para sergipanos e baianos E na última sexta-feira, ao participar do ato de assinatura da ordem de serviço do projeto executivo do Canal de Xingó, no auditório da Codevasf, em Aracaju, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o deputado federal Laércio Oliveira (PP), destacou a importância da obra como a realização de um sonho para sergipanos e baianos. “O ministro trouxe ações concretas, recursos assegurados, para que se inicie esse grande projeto que é um sonho dos sergipanos e baianos, e que agora começa a ser desenhado de uma forma muito mais efetiva com a autorização do projeto executivo para os primeiros 50 quilômetros do projeto. Depois, continuaremos atuando para garantir que ele avance nos 300 quilômetros que contemplam todo o Canal Xingó. Este é apenas o começo”, disse o deputado.

Projeto A ordem de serviço do projeto executivo assinada foi referente aos primeiros 50 quilômetros (Lote 1 da Fase 1) do Canal de Xingó. Na sua totalidade, o projeto terá aproximadamente 300 quilômetros divididos em quatro fases.Ao custo de aproximadamente R$ 600 milhões, a primeira fase compreende o trecho que vai desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso IV, passando por Santa Brígida, na Bahia, e Canindé de São Francisco, até o reservatório R-5, em Poço Redondo, em Sergipe. Da fase dois à fase quatro, serão contemplados os municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.

                                 
Poço Verde: As aulas são remotas, mas a merenda é presencial! A Prefeitura de Poço Verde, através da Secretaria de Educação, está distribuindo os alimentos que fazem parte da merenda escolar para as escolas municipais. Serão entregues dois kits alimentação a cada estudante matriculado nas escolas do município. Esses kits correspondem à merenda dos meses de março e abril. Os diretores escolares irão organizar a entrega de forma que não haja aglomeração, para que não se coloque em risco a vida de ninguém! “E assim, com cooperação e força de vontade de toda nossa equipe, nós vamos buscando saídas para aliviar o momento difícil em que todos estamos vivendo!”, explica a coordenação da distribuição.

INFONET