sábado, abril 03, 2021

Em editorial, Washington Post diz que Bolsonaro pode estar ameaçando a democracia

 

Um dos três principais jornais americanos, o Washington Post colocou no ar nesta sexta-feira (dia 2) o editorial “Bolsonaro fracassou em conter a Covid-19. Agora ele pode estar mirando a democracia”.

Em meio a “um dos piores picos de infecção por Covid-19 que o mundo já viu”, o presidente brasileiro tem outra coisa em mente:

GOLPE POLÍTICO – “Em vez de lutar contra o coronavírus, Bolsonaro parece estar preparando as bases para outro desastre: um golpe político contra os parlamentares e eleitores que poderiam removê-lo do cargo. Com alguns no Congresso ameaçando impeachment, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva emergindo como um poderoso adversário nas eleições do ano que vem, Bolsonaro demitiu o ministro da Defesa, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica saíram junto.”

Afirmando que “há motivos para preocupação”, citando até o apoio de Eduardo Bolsonaro à invasão do Capitólio nos EUA, o jornal alerta:

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É bonito ler a imprensa americana a se preocupar com “uma das maiores democracias do mundo”. A preocupação é válida, porque antigamente a nossa matriz EUA incentivava golpes militares aqui na sucursal Brazil. É uma evolução, não há dúvida. Devíamos comemorar… (C.N.)