quarta-feira, março 24, 2021

‘Nosso caminho é o da união, ou então será o caos’, adverte Rodrigo Pacheco, presidente do Senado


Rodrigo Pacheco

Pacheco participa hoje da reunião com o presidente Bolsonaro

Valdo Cruz
G1 Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse ao blog que espera que a reunião agendada para esta quarta-feira (24) com o presidente Jair Bolsonaro e chefes dos poderes seja uma grande oportunidade para o país se unir para superar a pandemia da Covid-19. Caso contrário, segundo ele, “será o caos”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), governadores das cinco regiões do país, os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, e os presidentes do Tribunal de Contas da União e da Procuradoria-Geral da República (PGR), também confirmaram presença na reunião.

COORDENAÇÃO NACIONAL – O presidente do Senado disse que espera que o presidente Bolsonaro assuma um papel de coordenação nacional de uma estratégia contra a Covid-19. “Contra o agravamento da pandemia, nosso caminho é o da União, ou então será o caos”, afirmou Pacheco.

“A figura do presidente precisa nos coordenar no enfrentamento do coronavírus, a crise sanitária está se agravando e precisamos nos unir”, acrescentou.

Segundo Pacheco, os participantes da reunião precisam encontrar pontos convergentes e colocá-los em prática. Ainda, de acordo com o presidente do Senado, entre as medidas necessárias no momento, estão: acelerar a vacinação, comprar insumos, contratar leitos de UTIs e garantir o fornecimento de oxigênio no país.

ISOLAMENTO E MÁSCARA – Durante a reunião, que terá também a participação do ministro Kuiz Fux, presidente do Supremo, e do procurador-geral da República, Augusto Aras, Bolsonaro será cobrado ainda a tomar medidas de distanciamento social e estimular o uso de máscara.

Dentro do Congresso e do Judiciário, a expectativa é baixa para resultados do encontro, já que aliados do próprio presidente não acreditam que ele possa mudar totalmente sua postura em relação ao combate à pandemia, apesar de suas declarações em pronunciamento à nação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Desculpem a franqueza, mas quem pode acreditar num indivíduo bipolar como Jair Bolsonaro, que jamais demonstrou interesse em combater a pandemia? (C.N.)