quarta-feira, dezembro 30, 2020

Imunologista que assessora Trump e Biden diz que o pior da pandemia ainda está por vir


Crédito: Arquivo/IstoÉ Dinheiro

Depois de assessorar Trump, Fauci vai trabalhar com Biden

Deu na IstoÉ

O imunologista Anthony Fauci acredita que o pior da pandemia do novo coronavírus “ainda está por vir”. Fauci é conselheiro do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para assuntos relacionados à covid-19 e também foi escolhido para a equipe de saúde do próximo presidente, Joe Biden.

Em entrevista à CNN, ele explicou que o mundo pode ver um forte aumento de infectados por causa das viagens de fim de ano. Sobre a nova variante do Sars-CoV-2 encontrado no Reino Unido, o imunologista afirmou que a mudança não parece tornar as pessoas mais doentes.

DEFENDE ISOLAMENTO – O especialista, que completou 80 anos na semana passada, afirmou que, mesmo em período de festas de aniversário e de fim de ano, está seguindo seus próprios conselhos de restrição da pandemia com o isolamento social.

Em Genebra, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, ressaltou a importância do sequenciamento genômico para a identificação de novas variantes do coronavírus, como as registradas no Reino Unido. “Somente se os países estiverem procurando e testando com eficácia seremos capazes de ajustar estratégias para lidar com isso”, declarou durante sua última coletiva de imprensa em 2020.

Tedros também afirmou que haverá desafios em 2021 no combate à pandemia de covid-19, mas defendeu a intensificação do sequenciamento genômico do vírus e destacou as ações realizadas pela OMS neste ano, especialmente a defesa do isolamento.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Para ser convidado por Joe Biden para trabalhar no novo governo, depois de ter sido consultor do presidente Trump, e aos 80 anos, é preciso ser supercompetente, ou seja, um dos maiores médicos do mundo. E se ele defende o isolamento social, é bom obedecermos. Já é certo que teremos de usar máscaras pelos próximos dois anos, pelo menos. (C.N.)