by Tribuna da Internet
Pedro do Coutto
O título deste artigo é a síntese do panorama americano dois dias após a contagem dos votos que deixa Joe Biden a um degrau da vitória definitiva, pois faltam apenas a definição de três estados para que os números confirmem a vontade do eleitorado nas urnas de 2020, quando os EUA encontram dificuldade política para exercer a liderança que lhe cabe no panorama internacional.
Os votos dados pelo Correio, especialmente no caso da Pensilvânia, na minha opinião vão marcar o desfecho definitivo na luta pela Casa Branca.
TENDÊNCIA MAIOIR – A situação na Pensilvânia, na contagem na noite de ontem dos votos enviados por correspondência, estáo indicando uma tendência maciça em favor de Biden.
Atormentado pela imagem que vai marcar sua saída da Casa Branca, Donald Trump desde a 9 ,já anunciava que partiria para uma luta na esfera da Justiça.. Não havia motivo ainda para desespero uma vez que o amanhecer ainda estava por vir e a noite guardava as urnas para que a contagem fosse realizada logo ao amanhecer.
Os fatos confirmaram o desespero do atual presidente. Passou então a contestar os resultados dos estados em que havia equilíbrio em matéria de votos.
NÃO SE MANCA – Curioso e contraditório o comportamento de Trump. Ele só deseja impugnar as votações que lhes são contrárias. Não acredito que a justiça americana, incluindo as Cortes estaduais e a Suprema Corte do país, possam aceitar a sombria investida de Trump.
Seria uma desmoralização sobretudo para a Democracia e a Justiça do próprio país. A Justiça não pode se tornar instrumento político de apoio eleitoral, de modo algum.