domingo, outubro 25, 2020

Pesquisa da CNN aponta Joe Biden como vencedor de último debate contra Donald Trump


Trump ou Biden: qual cenário é melhor para o Brasil? - Mundo - iG

A eleição se aproxima e as pesquisas favorecem Joe Biden

Deu na Folha

O candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden, foi considerado o vencedor do último debate contra Donald Trump antes da eleição de 3 de novembro, segundo pesquisa da CNN realizada logo depois do encontro.

Para 53% dos espectadores entrevistados, o democrata apresentou melhor desempenho durante o debate, enquanto 39% disseram o mesmo de Trump. Os participantes indicaram que Biden (54%) ofereceu um plano melhor do que o republicano (42%) para resolver os problemas do país.

MAIS DÚVIDAS – Além disso, a performance de Trump levantou mais dúvidas nos espectadores sobre como ele lidaria com um novo mandato presidencial do que Biden, 55% ante 41%, respectivamente.

O candidato democrata foi apontado como um líder que manejaria melhor as respostas ao novo coronavírus e às mudanças climáticas, enquanto Trump continua a gerar mais confiança na gestão da economia, com 54% de apoio entre os entrevistados.

Sobre a percepção de quem pareceu ser o líder mais forte, as opiniões ficaram empatadas, em 49%. Os resultados, entretanto, representam um avanço para o presidente americano desde o primeiro debate, em que foi considerado ganhador por apenas 28% dos entrevistados em pesquisa conduzida pela mesma emissora.

MENOS CAÓTICO – O debate realizado nesta quinta (22), em Nashville, no estado do Tennessee, foi menos caótico do que o primeiro encontro, mas ainda assim teve troca de acusações. Para 73% dos espectadores entrevistados, as críticas de Biden à Trump foram justas, ao passo que uma ligeira maioria dos participantes (50% contra 49%) avaliou o mesmo das acusações de Trump direcionadas ao candidato democrata.

O encontro, entretanto, parece não ter servido para alterar o curso da corrida presidencial. Segundo 64% dos entrevistados, o debate não teve nenhum efeito sobre a preferência de voto.

A emissora também convidou 11 eleitores indecisos da Carolina Norte, um estado-pêndulo crucial para decidir a disputa, para participar de um painel ao vivo. Os participantes avaliaram o debate como “mais controlado” do que o anterior, e a maioria apontou Biden como vencedor.