terça-feira, outubro 27, 2020

Estudo pode originar teste capaz de prever se paciente com Covid-10 precisará ser internado

 Terça, 27 de Outubro de 2020 - 06:40


Estudo pode originar teste capaz de prever se paciente com Covid-10 precisará ser internado
Foto: Pixabay

Uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) promete ser um avanço importante nas ações de combate à pandemia. A partir de um simples exame de sangue, ela permite prever o risco de um paciente diagnosticado com a doença desenvolver complicações e precisar ser internado.

 

De acordo com a Fapesb, a técnica consiste em analisar o conjunto de proteínas presentes no plasma sanguíneo, a fim de descobrir se ele corresponde a o padrão que o sautores do estudos classificaram como "alto risco".

 

"Nós identificamos um grupo de moléculas cujo nível está significativamente mais elevado no plasma de pacientes com a forma grave da Covid-19, com destaqie para as proteínar SAA1 e SAA2. Nossa proposta é que essa análise do plasma seja feita assim que a pessoa tiver o diagnóstico confirmado pelo teste de RT-PCR. E, caso ela apresente o perfil de alto risco, o m[edico já poderia adotar uma conduta mais direcionada", explica Giuseppe Palmisano, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP), coordenador do projeto, à Fapesb.

 

Ele pondera, no entanto, que ainda é necessário confirmar o poder prognóstico do método e sua utilidade clínica em estudos com grupos maiores de pacientes do Brasil e do exterior.

Bahia Notícias