segunda-feira, julho 27, 2020

PF faz buscas na casa do governador do Piauí e no gabinete da primeira-dama na Câmara


Posted on 


Portal Cidade Luz – Ex-assessores de Rejane Dias faturaram milhões ...
Rejane e Wellington, investigados em conjunto pela Polícia Federal
Andrê NascimentoG1 PI
A Polícia Federal realizou buscas na casa do governador Wellington Dias (PT) e da primeira-dama do estado, ex-secretária estadual de educação e deputada federal, Rejane Dias (PT), na manhã desta segunda-feira (27). Esta é a terceira etapa da Operação Topique e Rejane Dias, segundo a PF, é o alvo das buscas na investigação de suposto esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar.
De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016, servidores da cúpula administrativa da Seduc teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado, no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE.
SÃO TRÊS FASES – Na primeira fase da Operação, a PF cumpriu mandados na sede da Seduc e em outros 39 locais.
Na segunda fase, batizada Operação Satélite, os policiais federais fizeram buscas no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e novamente na Seduc.
Segundo a PF, servidores públicos e empresários teriam se associado para superfaturar contratos de transporte escolar. A Polícia Federal não esclareceu quais as suspeitas que recaem sobre o governador ou sobre os irmãos de Rejane Dias.
EMPRESAS SUSPEITAS – Nesta terceira etapa, a PF apura um suposto esquema de desvios em contratos que somam R$ 96,5 milhões para a prestação do serviço de transporte escolar, que foram celebrados em 2019 e 2020, após as primeiras etapas da investigação. Segundo a Polícia Federal, mesmo após as primeiras fases da Operação Topique, o governo do estado continuou contratando as empresas suspeitas.
Desta vez, foram também alvos de buscas o gabinete da primeira-dama, em Brasília; empresas e casa do irmão da deputada; além da sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O governador Wellington Dias não está surpreendendo ninguém. Ele apenas mostra seguir o exemplo do fundador do PT, Lula da Silva, e de outros próceres do partido que dizem representar os trabalhadores. (C.N.)