sexta-feira, junho 26, 2020

Bolsonaro diz que comércio pode ser liberado: “Os hospitais têm sobra de leitos”


Bolsonaro “homenageou” vítimas da pandemia com sanfona
Thays Martins
Correio Braziliense
O presidente Jair Bolsonaro disse em live, nesta quinta-feira, dia 25, que “os hospitais têm sobra de leitos”, ao falar sobre a volta do comércio. “O objetivo de fechar era que a pessoa contaminada fosse atendida pelos hospitais. Temos notícias de que os hospitais têm sobra de leitos”, avaliou.
Em algumas cidades, existem de fato leitos de UTI para pacientes com covid-19 vagos. Porém, há cidades como Curitiba, Natal, Sorocaba (SP) e Imperatriz (MA) que já atingiram 100% de ocupação e várias outras com taxa de ocupação em cerca de 80%.
CONTROVERSO – O presidente também insistiu na tese de que a maior parte da população vai se contaminar. De novo, Bolsonaro levantou a hipótese que ele próprio já tenha se contaminado. “Eu acho que eu já peguei. Fiz dois testes lá atrás, não senti nada, posso fazer de novo para saber se desenvolvi anticorpos”, afirmou.
Na mesma live, realizada ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente disse que o governo deve pagar mais R$ 1,2 milpara pessoas aprovadas para receber o auxílio emergencial durante a pandemia. Bolsonaro, porém, disse que ainda não foi definido se o valor será pago em duas ou três parcelas.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Bolsonaro atravessa na contramão todo esse período de quarentena. Conseguiu ser um governante tão eficiente quanto um boneco inflável sentado na cadeira presidencial no combate à pandemia. Conforme costume, na live despejou asneiras e repetiu suas teorias “singulares” contrárias à realidade, provando que não somente precisa usar máscara, mas também mordaça e camisa de força. E, para ratificar seus transtornos, após o Brasil registrar a marca de 53.830 mortes por covid-19, Bolsonaro “homenageou”as vítimas com um show de sanfona e oração. Acha que com isso, fez a sua lição de casa. (Marcelo Copelli)