domingo, maio 24, 2020

Heleno pensa (?) que fala em nome dos militares, mas está completamente enganado


Charge do Amarildo | VEJA
Charge do Amarido (Revista Veja)
Carlos Newton
O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, que é conhecido por sua sobriedade, recentemente emitiu duas notas oficiais para tranquilizar a nação, garantindo que as Forças Armadas não aceitarão um novo golpe militar. Mas parece que seu recado não foi entendido pelo general Augusto Heleno, que tenta se comportar como se fosse (?) líder das Forças Armadas.
É triste ver um oficial de carreira brilhante enveredar por caminhos tristonhos, como dizia Ary Barroso em “Folha Morta”. O general Augusto Heleno precisa ser lembrado que está num posto civil, que não lhe dá direito de falar em nome dos militares.
DOIS ROMPANTES – Nas últimas semanas, o ministro-chefe do Gabinete Institucional da Presidência já teve dois rompantes. O primeiro, ao receber a intimação para depor no inquérito contra o ex-ministro Sérgio Moro, por entender que estava sendo ameaçado de condução coercitiva, sem saber que se trata de um texto-padrão, que todo condutor de inquérito, seja delegado ou juiz, utiliza ao determinar intimações. Para que fique claro que não se trata de um convite, mas de uma ordem judicial. Deveria ter pedido desculpas ao ministro.
Nesta sexta-feira, o segundo rompante, ao ser informado sobre pedido de apreensão dos celulares de Bolsonaro e de Carluxo.  Mais uma vez, o ilustre general desconhecia que o relator é obrigado, na forma da lei processual, a pedir manifestação da Procuradoria-Geral da República. Pagou outro mico e não se desculpou junto a Celso de Mello.
E AINDA FAZ AMEAÇAS… – O pior foi o ministro Heleno ter ameaçado com uma crise institucional. Na sua ignorância jurídica, soltou nota oficial considerando o ato de Celso de Mello como “evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.  
É muito triste assistir à decadência de um chefe militar que havia conquistado a admiração dos brasileiros. E a gente fica na dúvida: será que o general Heleno mudou ou na verdade ele sempre foi destemperado assim?
###
P.S. –
 Heleno pensa (?) que fala em nome das Forças Armadas. Acontece que os militares não estão nada satisfeitos com esse governo caricato, incompetente e desbocado.  Achar que as Forças Armadas se sentem “representadas” por esse governo é um bocado de exagero. Os militares vão deixar Bolsonado apodrecer até desabar sozinho. Apenas isso. (C.N.)