por Bruno Leite
Foto: Lucas Arraz / Bahia Notícias
O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (PTC), está inelegível e mesmo que quisesse não poderia disputar a reeleição. Isso porque o gestor, que informou em entrevista que está fora do próximo pleito por ter uma idade avançada (ele tem 80 anos) e ter no horizonte a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que atinge em cheio a cidade da região cacaueira (veja aqui), responde a uma condenação criminal por improbidade administrativa (relembre aqui).
Além da suspensão dos direitos políticos, Gomes foi condenado pela Justiça em fevereiro de 2020 e intimado a pagar uma multa dentro do prazo de quinze dias, sob pena de acréscimo de 10%, além da penhora de bens. Somado a isto, a condenação do prefeito foi incluída no Cadastro Nacional de Condenados por Atos de Improbidade Administrativa.
Segundo o jornal A Tarde, havia sobre o prefeito, especulações sobre a sua candidatura. E sobre a questão ele disse: “Não vou para a reeleição com um negócio desse do coronavírus. Isso é uma loucura. É uma desgraça o que estão fazendo no mundo com essa doença”.
Bahia Notícas