sexta-feira, abril 03, 2020

Imagem do Senhor do Bonfim 'abençoa' ruas de Salvador contra novo coronavírus


Imagem do Senhor do Bonfim 'abençoa' ruas de Salvador contra novo coronavírus
Foto: Leitor BN / Whatsapp
Após quase 80 anos, o Senhor do Bonfim deixou a Colina Sagrada em direção às ruas de Salvador nesta sexta-feira (3). O motivo: abençoar a Cidade da Bahia na luta contra o novo coronavírus. A última vez que a imagem percorreu a capital baiana foi em 1942, quando pediu pelo fim da Segunda Guerra Mundial. Passando pelas principais ruas e avenidas da cidade, o padroeiro não oficial de Salvador ajuda a acalmar o coração dos baianos, apreensivos com a possibilidade da evolução da Covid-19.

Durante a passagem da imagem, a igreja convida os fiéis a rezarem a oração pela contenção da pandemia da Covid-19 e a acenarem das janelas com panos brancos. Além do fim da Segunda Guerra Mundial, o Senhor do Bonfim deixou a Basílica em outras oportunidades, como na seca de 1842, na epidemia de cólera em 1855.


A Arquidiocese de Salvador preparou uma oração pela contenção da pandemia do coronavírus. Aos devotos, a igreja católica sugere a inclusão das palavras em suas orações. Veja:

Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Filho unigênito de Deus Pai:  Vós sois o nosso refúgio, o nosso amparo e a nossa fonte perene de misericórdia. Nestes 275 anos, tendes provado a vossa presença e proteção no meio de nós em todos os momentos, e principalmente nos momentos de aflição, de guerra, pestes e flagelos, quando, fragilizados pelo medo, reconhecendo a nossa impotência, aprendemos a recorrer a Vós.

Nos dias atuais, ameaçados pela ação de um vírus, sentindo-nos inseguros, mais uma vez, vos suplicamos: Não leveis em conta os nossos pecados, Senhor, mas dignai-vos vir em nosso auxílio, como já o fizestes em tantos momentos da história do nosso povo. Em 1842, quando a “grande seca” dizimava tantas vidas, Vossa imagem veneranda percorreu as ruas desta cidade; também em 1855, quando a terrível epidemia da “cólera mórbus” invadiu a Bahia, de forma violenta, ceifando milhares de vidas, fostes o fio condutor da fé e da vitória desse  povo;  e em 1942, quando a nação brasileira, fervorosamente rezava pelo fim da segunda guerra mundial, mais uma vez a  vossa vitoriosa imagem  afastou-nos do terrível inimigo.

Ó Senhor do Bonfim, vinde mais uma vez em nosso auxílio e volvei vossos olhos divinos para os nossos males. Livrai-nos dos ataques do coronavírus, que tem causado medo, dor e pânico à população.  Guardai-nos, protegei-nos em Vossos braços e salvai-nos, pelo sinal da vossa Cruz.  Nestes difíceis momentos, que Maria, Vossa Mãe, por Deus Pai escolhida e nossa mãe por Vós oferecida, esteja sempre ao nosso lado, orando conosco e intercedendo por nós, os seus filhos e filhas.  Amém!

Bahia Notícias