quinta-feira, agosto 29, 2019

Economia de R$ 1 trilhão em dez anos voa com o doce pássaro da juventude

Economia de R$ 1 trilhão em dez anos voa com o doce pássaro da juventude

Resultado de imagem para recuperação da economia charges
Charge do Lute (lutechagista.com.br)
Pedro do Coutto
O senador Tasso Jereissati apresentou seu parecer sobre o projeto de emenda constitucional da reforma da Previdência e concluiu ser possível a economia de um trilhão de reais ao longo de 10 anos, como estava previsto no projeto do ministro Paulo Guedes. Para proporcionar uma redução de gastos nesse montante, prazo de 10 anos, deveriam ser encontrados no texto da proposição os setores dos quais poderiam ser retirados as despesas.
O senador pelo Ceará, entretanto, não citou quais as fontes do sistema previdenciário sobre as quais vão incidir os cortes que poderiam permitir uma retração desse porte.
SEM IDENTIFICAR – O projeto original do governo Jair Bolsonaro na realidade deixou vagos os pontos concretos da matéria. A apresentação dos cálculos seria algo fundamental para uma análise capaz de deixar a matéria no rumo das transparências.
Este artigo está inspirado na peça famosa de Tennessee Williams. E o panorama geral do parecer de Tasso Jereissati foi destacado pela reportagem de Geralda Doca, Gustavo Maia e Estefânia Tondo, em O Globo, edição de quarta-feira.
O relatório que liberou o Senado para ir em frente, cumpriu a sequência iniciada na Câmara Federal. Mas agora, independentemente de ser aprovado pelo Senado, o projeto deve entrar em discussão lançando perguntas sobre a origem das reduções na dimensão de 100 bilhões de reais por doze meses até o final da década.
E A EXPLICAÇÃO? – A meu ver será difícil explicar, porque, com base em matéria de Tássia Kaster, Folha de São Paulo também de ontem, os investimentos previstos para 2019 vão oscilar entre 30 a quarenta bilhões de reais. Muito pouco, sobretudo levando-se em conta que o orçamento federal eleva-se a 3,3 trilhões. Com a queda dos investimentos, é praticamente impossível recuperar a economia brasileira, que se encontra retraída.
IMOBILIZAÇÃO – Mansueto Almeida, Secretário do Tesouro Nacional, disse que as despesas não obrigatórias ficam contidas na percentagem de 6%, enquanto os encargos obrigatórios alcançam a escala de 94%. Segundo Mansueto, uma das faces do problema é a escassez de movimentos com base nos encargos de capital.
Por isso, na minha visão, o orçamento federal dificilmente poderá ser comprimido na escala proposta pelo Ministro Paulo Guedes.
O pássaro da fantasia de Tennessee Williams poderá vir a voar no campo da arte. Mas na área financeira as fantasias ficam restritas ao papel. Uma coisa é a teoria, outra a prática.