sexta-feira, junho 21, 2019

Bolsonaro escolhe um amigo pessoal para ser o novo Secretário-Geral da Presidência


Jorge Antônio de Oliveira Francisco, Jair Bolsonaro e Floriano Peixoto Neto
Floriano Peixoto, Bolsonaro e o novo secretário-geral do Planalto
Deu em O Tempo
O advogado e major da Polícia Militar, Jorge Antônio de Oliveira Francisco, irá assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Floriano Peixoto Neto, que vai assumir a presidência dos Correios. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (21) pelo presidente Jair Bolsonaro.
Jorge Antonio de Oliveira Francisco será o terceiro ministro a comandar a pasta no governo Bolsonaro.  Antes de Jorge Antônio, passaram pela secretaria o advogado Gustavo Bebianno e o general Floriano Peixoto.
NA CASA CIVIL – O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República trabalha desde o início do governo Bolsonaro à frente da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, órgão que analisa a legalidade dos atos presidenciais.
Floriano substitui o general Juarez Cunha, que de acordo com Bolsonaro foi demitido por adotar um comportamento “sindicalista” ao se posicionar contrário a privatização dos Correios. O presidente disse, em coletiva a imprensa, que não pretende mudar “mais ninguém” no quadro de ministros.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Infelizmente, o presidente Bolsonaro continua errando na escolha de ministros. O major Jorge Antonio de Oliveira Francisco tem como principal destaque no currículo o fato de ser amigo pessoal do chefe do governo. E em política todos sabem que nem sempre os amigos têm capacidade de assumir cargos de tamanha importância. No caso do major-advogado, foi ele o responsável na Casa Civil por vários erros jurídicos monumentais cometidos pelo presidente, que preferia consultar o amigo, que é advogado inexperiente, e deixava de consultar o ministro da Justiça, Sérgio Moro, que sabe tudo de direito. Depois a gente volta ao assunto. (C.N.)