Foram publicadas na edição dessa segunda-feira, dia 29 de abril, do Diário Oficial do Município de Santa Brígida (BA), as portarias que nomeiam os diretores do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Paulo Afonso, órgão escolhido para gerir a Policlínica Regional de Paulo Afonso (BA). Os documentos foram assinados pelo prefeito Carlos Clériston Santana Gomes (Gordo de Raimundo) que também é presidente do Consórcio.
Edson Ferreira Gomes (Kaphussu) será o Diretor Executivo que atualmente exerce a função comissionada de coordenador do Banco de alimentos da Prefeitura de Paulo Afonso.
Ademilson Gomes da Silva (Totó) foi nomeado como Diretor Administrativo. Totó ocupa o cargo de assessor técnico Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da prefeitura de Paulo Afonso.
Já o experiente advogado, Antônio Dantas Fernando Montalvão, vai assumir o cargo de Assessor Especial do Consórcio.
Outra nomeação também publicada no Diário Oficial foi a de Hiôgo Sebastião dos Santos para Assistente Administrativo.
Veja as portarias abaixo:
Policlínica
Com previsão de ser inaugura até o início do segundo semestre de 2019, a Policlínica Regional de Paulo Afonso beneficiará 252 mil pessoas com oferta de serviços de média e alta complexidade.
De acordo com Nelson Portela, coordenador geral dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, o Governo do Estado assume o compromisso de construir e equipar as policlínicas, além de cofinanciar 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restantes, com repasse efetuado diretamente da arrecadação mensal de impostos, em conta bancária. A unidade vai oferecer até 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos, a exemplo de tomógrafos e de ressonância magnética para rastreamento de câncer de mama, neurologia, pneumologia, entre outros exames.
Para o coordenador, a policlínica de Paulo Afonso representa um avanço significativo no atendimento à saúde para a região. “É um equipamento que vai trazer um grande benefício para a região composta por nove municípios. São 252 mil habitantes que serão atendidos, a partir do agendamento feito pela regulação de cada município e os pacientes serão transportados por cinco microônibus climatizados e equipados com sinal de wifi. Ou seja, o Governo do Estado constroi e equipa a policlínica, e ainda disponibiliza o transporte dos pacientes dos municípios consorciados até a cidade-sede da unidade”, ressalta Nelson.