sábado, maio 04, 2019

Liberdade de imprensa ainda é única ponte entre os fatos e os seres humanos

Posted on 

Resultado de imagem para liberdade de imprensa frasesPedro do Coutto
A Associação Nacional dos Jornais, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e a Associação Nacional de Editores de Revistas publicaram nesta sexta-feira, nos grandes jornais do país, peça publicitária altamente importante, focalizando a liberdade de imprensa cuja comemoração mundial ocorreu no dia de ontem. Entre os grandes jornais, a mensagem foi reproduzida pelo O Globo. No texto, as Associações destacaram, com plena razão, que a liberdade de imprensa não se destina a homenagear jornalistas, mas sim destacar o direito que se refere à opinião pública.
O texto acrescenta que a liberdade de imprensa interessa diretamente a todas as pessoas, inclusive revelando opiniões diversas para os fatos que acontecem no dia a dia.
A ABI, CALADA – Surpreende o silêncio da ABI, cuja história através dos tempos por diversas vezes foi marcada por confrontos entre o jornalismo e o poder. Esta verdade é mundialmente abrangente e, para termos noção exata do que ela representa, basta citar as ditaduras em relação as informações e versões.
A primeira medida das ditaduras é suprimir a liberdade de expressão e opinião. Basta dar como exemplo o Nazismo de Hitler, extrema-direita, e o de Stalin, extrema esquerda, cenário em que podemos incluir Cuba e Venezuela, com a ressalva da ditadura de Vargas de 1937 a 1945, que tinha viés trabalhista.
É horrorosa a figura torpe dos que tentaram abafar as vozes que se levantaram para assegurar a volta de direitos humanos perdidos no tempo.
Resultado de imagem para liberdade de imprensa frasesO ESSENCIAL – É claro que não se pode dizer que tudo o que os jornais, emissoras de rádio e televisão e agora incluindo as redes sociais, tudo seja verdadeiro e razoável. Mas não tem importância isso. O essencial é garantir a liberdade, que é o tema principal que rege os regimes democráticos. No qual pode se afirmar inclusive a presença das vocações e das emoções de todos nós. É fato que a verdade não resulta de nenhuma tendência absoluta, mas sim decorre de um processo multilateral que impulsiona a espécie humana.
Além disso, é só medir a capacidade que a mídia em geral possui de se comunicar ao mesmo tempo com milhões de pessoas, caminho que não pode ser percorrido individualmente. Daí a expressão comunicação de massa.
O Brasil já viveu tempos de censura: o Estado Novo de Vargas, derrubado pela entrevista de José Américo de Almeida ao repórter Carlos Lacerda, do Correio da Manhã, em fevereiro de 1945.
À LUZ DOS SÉCULOS – A luta pela liberdade apresenta-se à luz dos séculos como um esforço gigantesco contra o arbítrio e também contra a violência do poder, especialmente a tortura e o assassinato no cárcere, que constituem os maiores crimes hediondos praticados pelos agentes da escravidão ditatorial.
Portanto, nós jornalistas, no dia de ontem, encontramos motivo para irmos ao encontro da opinião pública, sem temores e rancores do passado.