segunda-feira, maio 27, 2019

Bolsonaro está manipulando Paulo Guedes, mas o ministro ainda nem percebeu…

Posted on 

Resultado de imagem para bolsonaro e guedesCarlos Newton
Não interessa saber se a manifestação a favor do presidente Jair Bolsonaro foi sucesso ou fracasso, se atraiu mais militantes do que o protesto universitário do dia 15, que aconteceu numa quarta-feira, nada disso é importante.
PROTESTO A FAVOR – A realização desse “protesto a favor”, digamos assim, deixou no ar um clima de fim de festa, porque o resultado positivo só existe na mente dos bolsonaristas fanáticos, que achavam que a simples realização do ato público teria o poder de emparedar o Congresso e intimidar o Supremo, para que daqui para frente, tudo fosse diferente, no estilo Roberto Carlos, e deputados e senadores passariam a fazer tudo o que seu mestre mandar.
Mas não é bem assim que a política funciona. A convocação do ato a favor do governo tinha contraindicações que não foram respeitadas, porque os organizadores – com Carlos Bolsonaro à frente das redes sociais – esqueceram de ler a bula do falso remédio.
AMADORISMO – O problema é que Bolsonaro tem 28 anos de Câmara Federal, mas não pode ser considerado um político experiente, em sentido amplo, e agora está cercado de amadores, especialmente os filhos Zero Um, Zero Dois e Zero Três.
Como o presidente é individualista e impulsivo, não tem um “consigliere” a quem costume consultar antes de fazer/falar bobagens. O que chega mais perto dessa função é o ministro Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Mas ele e os demais componentes do núcleo duro só têm conseguido corrigir Bolsonaro à posteriori.
Infelizmente, o presidente continua a aceitar a priori as ideias dos filhos, sem analisar as contraindicações. E o resultado tem sido altamente negativo.
PALPITE INFELIZ – A manifestação deste domingo tinha como principal contraindicação o fato de que – atraindo multidões ou não – o resultado seria o mesmo, porque a iniciativa, desde que foi anunciada, logo começou a despertar contrariedade no Supremo e no Congresso, e isso não interessa ao Planalto.
Fica patente que a entourage familiar de Bolsonaro não entende o que é democracia, e o próprio presidente se deixa contaminar, embora esteja cansado de saber que cada Poder da República faz a sua parte.
Assim, independentemente do resultado da manifestação, já se sabia que tudo continuaria na mesma, porque o Congresso vai aprovar a reforma da Previdência que considerar mais adequada ao povo brasileiro, pois não aceita engolir a proposta original de Paulo Guedes, que interessa mais aos banqueiros do que aos trabalhadores.
###
P.S. 1 – 
Bolsonaro não é nada bobo. O ministro Guedes pensa que pode usá-lo, porém jamais conseguirá. É Bolsonaro que está manipulando o chefe da equipe econômica, e não o contrário. Lembrem que há dois meses o presidente já sinalizou que o sistema de capitalização não é fundamental. Desde então Guedes tenta forçar a aprovação, chegou agora a ameaçar se demitir e ir morar lá fora, mas os deputados e senadores estão pouco ligando. A reforma vai sair do jeito que Bolsonaro quer, sem capitalização.
P.S. 2 – Guedes vai enlouquecer de raiva, mas terá de engolir, porque precisa do foro privilegiado. O Ministério Público do Estado do Rio e o Tribunal de Contas da União estão investigando as aplicações negativas que Guedes fez na farra dos fundos de pensão, na Era do PT. Aliás, o relatório da Superintendência Nacional de Previdência Complementar contra Guedes é impressionante. Como dizia Ibrahim Sued, em sociedade tudo se sabe. (C.N.)