quinta-feira, março 28, 2019

Abandonada, Brasília chega ao aniversário de 59 anos como uma cidade feia e velha


Resultado de imagem para brasília abandonada
Brasília se tornou uma espécie de retrato da derrocada do país
Vicente Limongi Netto
Amo Brasília. Quem não gosta de Brasília são seus infelizes governantes. Perto de completar 59 anos, tornou-se uma cidade comum, igual às outras. Em alguns aspectos, até pior. Crimes, assaltos, feminicídios, roubos, sequestros, assassinatos são constantes. Em todo canto. Faz tempo que o brasiliense não tem mais sossego, paz nem tranquilidade. O desemprego aumenta. O transporte coletivo é tenebroso. Os hospitais e prontos-socorros humilham o cidadão. As escolas são medonhas. Verdadeiros pardieiros. Viadutos caindo e inseguros. As cidades satélites são sujas e esburacadas.
Segurança, só se for nas mansões dos ricos, que mesmo assim não escapam da fúria dos marginais.
SAUNA OU FORNO – Os Postos de Polícia que ainda restam mais parecem saunas ou fornos micro-ondas, com dois ou três guardinhas de plantão, sem viaturas nem armas apropriadas.
Portanto, a meu ver, é uma colossal balela, um escárnio, os tolos encherem a boca para falar do céu bonito de Brasília. Dos encardidos projetos de Lúcio Costa e de Oscar Niemeyer, como se os brasilienses comessem concreto e cimento com arroz e feijão.
Brasília chega aos 59 anos feia e velha. Seus administradores, cada vez mais insensíveis, demagogos e incompetentes, estão se lixando para os graves problemas da população, embora botem uma banca danada e tentam posar de operosos. Morro de rir. Sei quem eles são.