sexta-feira, fevereiro 08, 2019

Bolsonaro responde à Folha, dizendo que voltou tomar caldo de carne e comer gelatina


Jair Bolsonaro postou foto comendo uma gelatina — Foto: Reprodução/Twitter/Jair M. Bolsonaro
Bolsonaro, comendo gelatina, mas  com a sonda ainda no nariz….
Deu no G1 SP
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) postou na manhã desta sexta-feira (8) em sua conta no Twitter uma foto segurando uma colher com gelatina em seu quarto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde se recupera da cirurgia a que se submeteu no dia 28. Bolsonaro disse que voltou a se alimentar pela primeira vez desde cirurgia: “Nas últimas horas tive o prazer de voltar a comer. Ontem pela noite um caldo de carne e hoje uma boa gelatina. Estou feliz, apesar de não ser aquele pão com leite condensado kkkk. Bom dia a todos!”
Esta é a primeira vez que o presidente recebe alimento. Até a quinta-feira Bolsonaro vinha recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral.
BOLETIM – Bolsonaro passou por uma cirurgia para retirar uma bolsa de colostomia e refazer a ligação entre o intestino delgado e parte do intestino grosso no dia 28 de janeiro. Ele está internado na unidade semi-intensiva do hospital.
Segundo boletim médico divulgado na tarde desta quinta-feira (7), Bolsonaro teve episódio isolado de febre e foi submetido a uma tomografia de tórax e abdome que mostrou “boa evolução do quadro intestinal e imagem compatível com pneumonia”.
De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, os novos exames detectaram que a pneumonia tem causa bacteriana. “Fizeram exames viral e bacteriano, e descartaram o viral. Trata-se de uma causa bacteriana”, afirmou o porta-voz. “Algumas causas podem ser geradoras dessa pneumonia, mas ficar na suposição não me parece adequado.”
REFORÇO – Um novo antibiótico foi incluído no tratamento e deve ser administrado por sete dias. Ainda segundo o boletim, “foi realizado um ajuste na antibióticoterapia e mantidos os demais tratamentos”. “[Bolsonaro] Continua sem dor, com sonda nasogástrica, dreno no abdome e recebendo líquidos por via oral em associação à nutrição parenteral.”
Segundo o porta-voz, “o estado de saúde do presidente é o esperado dentro desse pico térmico que lhe acometeu na noite de ontem [quarta]”. “Por precaução os médicos fizeram exame de imagem, incluso tomografia por contraste. O pulmão tinha uma imagem que era compatível com pneumonia.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Situação estranha. O boletim médico de quinta-feira à tarde dizia que Bolsonaro continuava com alimentação nasogástrica (soro pelo nariz). De manhã, nesta sexta-feira, a Folha publicou matéria estranhando que ele ainda não esteja tomando caldos e comendo gelatina, e logo depois é postada essa foto no Twitter… Posso estar enganado, mas fica parecendo que os médicos e/ou Bolsanaro estão respondendo à Folha. Mas o fato é que, segundo o boletim médico desta sexta-feira, Bolsonaro teria melhorado mesmo, porque o dreno colocado no seu abdome, há quatro dias, já foi retirado pela equipe da radiologia intervencionista. Devido à melhora do quadro intestinal e boa aceitação da dieta líquida, a sonda nasogástrica também foi retirada. Mas permanece com os antibióticos e “nutrição parenteral”, e isso significa que continua a tomar soro apenas por via venosa, podendo ingerir apenas líquidos. E as visitas continuam restritas(C.N.)