terça-feira, dezembro 04, 2018

Depois da porta arrombada, é aberto processo de impeachment contra Pezão


Resultado de imagem para pezao preso charges
Charge do Nani (nanihhumor.com)
Gabriel BarreiraG1 Rio
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (4) o pedido de abertura de impeachment contra o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (MDB), e contra o vice, Francisco Dornelles (PP). O governador Luiz Fernando Pezão foi preso na última quinta-feira (29) na Operação Boca de Lobo, da Polícia Federal. Dornelles assumiu o Palácio Guanabara no mesmo dia da prisão.
A sessão que decidiu pela aceitação do recurso aconteceu um dia depois do Tribunal de Justiça do Rio publicar o acórdão da decisão que Mesa Diretora precisava para realizar a votação do impeachment em um processo que se arrastava há quase dois anos.
DESDE SETEMBRO – A Justiça do Rio de Janeiro determinou em setembro que o pedido fosse julgado pela Mesa Diretora da Assembleia, o que não ocorreu — nem mesmo dois meses após a determinação judicial, porque não havia saído no Diário Oficial.
A assessoria da Casa informou que “o rito do processo de impeachment será decidido nesta quarta-feira (5) e deverá reproduzir o adotado por ocasião do julgamento do impeachment do governador do Amapá, João Capiberibe, em 1998, o único caso envolvendo um governador desde a Constituição de 1988”.
A Mesa Diretora é composta por 13 deputados que dirigem os trabalhos legislativos e administrativos da Alerj. Atualmente, o órgão tem 2 deputados presos e um licenciado.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Votar impeachment de governador preso no fim do mandato é tipo piada do ano. Embora haja exceções em plenário, foi a Assembleia do RJ que inspirou a música “Reunião de Bacana”, de Ari do Cavaco e Bebeto Di São João, do grupo Exporta Samba: “Se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão”.   (C.N.)