quinta-feira, setembro 27, 2018

A oposição de Jeremoabo denunciou respaldada na Lei.

Itapebi: MP-BA quer exoneração de parentes de prefeito nomeados para secretarias
Foto: Itapebi Notícias
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) quer a exoneração de parentes do prefeito de Itapebi, Juarez da Silva Oliveira. O prefeito nomeou Jaones Botelho, Isan do Nascimento Botelho, Mércia Botelho da Silva Bonfim e Leonardo Botelho, respectivamente, para os cargos de secretário de Finanças, procurador-geral do Município, secretária adjunta de Assistência Social e coordenador de Defesa Civil. Segundo a recomendação do MP, todos são parentes da esposa do prefeito, Jairene Botelho da Silva Oliveira, e as nomeações deles aos cargos configuram caso de nepotismo com base na Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a recomendação, Jaones Botelho é irmão da esposa do prefeito e Isan, Mércia e Leonardo Botelho sobrinhos dela. O promotor de Justiça Dinalmari Mendonça aponta que Jaones não comprovou habilitação técnica para justificar sua nomeação ao cargo. Já Mércia e Leonardo, como parentes de Jairene Botelho, não poderiam ter assumido os cargos comissionados, nos quais não importa se há ou não qualificação técnica para a configuração do nepotismo, segundo o STF. Por esses mesmos motivos, configurou nepotismo a nomeação de Isan Botelho. Além disso, o promotor pontuou que a nomeação é irregular porque o cargo de procurador-geral do Município foi definido em lei municipal como agente político, quando a Constituição Federal classifica como agente político no âmbito municipal apenas os cargos de prefeito e secretários municipais.

Nota da redação  deste Blog - As matérias deste Blog concernentes a Jeremoabo, quase todas são da nossa autoria ou do Sr. José Mario, que de de forma voluntário está cooperando com nosso Blog.
Todas nossas publicações tem identidade, CPF e endereço, não estamos aqui para publicar inverdades nem tão pouco colocar azeitonas na impada de quem quer que seja, nosso compromisso  é deixar o povo bem informado com o que acontece em Jeremoabo, no Brasil e no mundo.
Como consta no título acima, anteriormente publicamos 06 representações oriundas dos vereadores da oposição confeccionadas pelos seus respectivos advogados.
O que a oposição  fez, foi nada mais nada menos do que o Ministério Público Estadual já vem agindo em quase todas cidades do Estado da Bahia, simplesmente fazendo cumprir a Lei.
Estamos apresentando mais uma caso semelhante ao que está acontecendo na Prefeitura Municipal de Jeremoabo, se a Lei não é cumprida em Jeremoabo é com Roberto Carlos e as Baleias.