domingo, dezembro 10, 2017

Povoado PEBA local onde até antes de Anabel o povo era feliz e não sabia.


Fotos divulgação do repórter voluntário Davi Alves.




Os moradores do Povoado Peba situado no Município de Jeremoabo Bahia, mesmo enfrentando todas as dificuldades de de um povoado pobre e sem nenhuma assistência por parte do poder público, eram  felizes e não sabiam.
Essa felicidade só transformou-se em infelicidade a partir do dia em que a  ex-prefeita e candidata sem registro Anabel, conseguiu um empréstimo JUMBO  de R$ 7.000.000.00 (sete milhões de reais) para fazer obras eleitoreiras inacabadas e com material de péssima qualidade, o pior de tudo, sem saneamento básico.
Atualmente os habitantes daquele povoado estão sendo castigados e confinados dentro de suas residências, isso porque como os senhores poderão observar através das fotos, é costume e tradição de todos sentarem as frentes de suas residências, principalmente durante o período da tarde, e hoje, nem isso tem direito, a não ser que queiram submeterem-se a uma fedentina insuportável e doentia causada por esgotos a céu aberto em várias partes  do povoado.
O presente de Natal que a ex-prefeita Anabel está doando aos moradores do Povoado Peba, é um " inimigo invisível chamado esgoto a céu aberto, que provoca as seguintes doenças: Diarreia infecciosa, Cólera,Leptospirose, Hepatite, Febre   Esquistossomose, Febre Tifóide, Febre Paratifóide, Shigeloses, Amebíase, Giardíase etc.

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. Inclui várias definições, sendo que devemos sempre levar em consideração aquela fixada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), segundo a qual “saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem-estar físico, mental ou social”. Seu objetivo maior é a promoção da saúde do homem, pois muitas doenças podem proliferar devido à carência de medidas de saneamento."