Volta, Anabel !
Por Luiz Brito DRT/BA 3.913
Reprodução
Essa foi a mensagem entoada durante a
realização da festa de inauguração da Praça Vereador Almeida Castro no
centro de Jeremoabo seguida da abertura oficial do carnaval na cidade,
na última sábado, 30, com direito a trio elétrico e tudo. Um dos fatos
de destaque da participação na festa foi o mote “volta, Anabel! ” que
conclui seu mandato este ano, segundo apoiadores da prefeita, “se
consolidando como expressão da vontade popular”. Além dos militantes que
acompanharam a inauguração, moradores fizeram questão de abraçar e
saudar a prefeita que estava acompanhada do esposo Tista de Deda e dos
vereadores da base aliada. Nota da redação deste Blog - O contraste do conteúdo da notícia de Luiz Brito o " BOB", concernente a festa de Jeremoabo nesse sábado passado, cujo dinheiro da prefeitura serviu para pagar " bandas e trios", e o que acontece nas outras cidades, onde existem coisas mais importantes do que festas.
Carnaval 2016: crise, chuva e dengue cancelam festas em 8 estados (http://g1.globo.com/carnaval/2016/noticia/2016/01/carnaval-2016-crise-chuva-e-dengue-cancelam-festas-em-6-estados.html).
Com isso não quero dizer que a prefeita Anabel esteja errada, ela está certíssima, pois com raras e honrosas exceções, o povo de Jeremoabo até a presente data, não aprova a política e sim a politicagem. Vamos observar daqui pra frente se já mudaram de ação e atitude, o que acho difícil.Mas o que é política e politicagem?
Política na acepção da palavra pode ser classificada como a ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política ou o sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos, bem como a arte de bem governar os povos. Também poderá ser definida como o conjunto de objetivos que informam determinado programa de ação governamental e condicionam a sua execução. O princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado. A posição ideológica a respeito dos fins do Estado ou a atividade exercida na disputa dos cargos de governo ou no proselitismo partidário. Habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados, por extensão vai se aliar a civilidade, cortesia, mas no sentido figurativo reflete a astúcia, ardil, artifício, esperteza, política, do verbo politicar. (http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2168152)
Já a politicagem vem a ser a Política mesquinha, estreita, de interesses pessoais. O conjunto dos políticos pouco escrupulosos, desonestos. Sinonímia de politicalha, politicaria, politiquice e politiquismo. Bem distintas as duas definições e dizem que os políticos brasileiros não sabem fazer política, mas são doutores em politicagem. (Fonte de consulta: Revista Isto É).
Com frisei acima a prefeita não está errada em patrocinar festas com o dinheiro da prefeitura, ela tem que "amarrar o burro à vontade do dono, se o povo de Jeremoabo só quer saber de " pão e circo), aprovando a politicagem, ela tem que satisfazer o povo, pois quer ser reeleita (se poder se candidatar), ou então eleger o seu indicado para comandar " A CASA GRANDE".
A política do Pão e circo
(panem et circenses, no original em Latim) como ficou conhecida, era o
modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral,
para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.9 de abr de 2012 (Política do Pão e Circo - História - InfoEscola)
Festa com direito a padre para abençoar tudo...
..