domingo, novembro 22, 2015

Fazenda Caritá, aqui não discuto quem é o pai da criança, discuto o abandono






A fazenda Carita pertenceu ao senhor Cícero Dantas Martins o famoso Barão de jeremoabo, recebeu o titulo de barão por ser responsável por trazer a indústria açucareira para essa localidade. Tornou se não só uma grande expressão política em toda região alem de ser uma grande expressão econômica para todo nordeste chegando a ser presidente da assembléia e senador da republica. O senhor barão esta sepultado juntamente a baronesa, na igreja matriz de Bom Conselho, cidade do município que lhe prestaram uma grande homenagem, retribuindo seu carinho passaram a se chamar de Cícero Dantas.

A fazenda que hoje pertence ao município de sitio do quinto se encontra as ruínas isso porque os governantes não lhe dão sua devida importância, pois a ultima vez que a fazenda foi reformada no séculos XIX berço do barão, a mesma é dona de reservas naturais surpreendente, nela há uma mina de água que é responsável pela distribuição de água de povoados vizinhos, isso sem contar no grande espetáculo que é ver as mangueiras bicentenárias que produzem mangas de primeiríssima qualidade, como você pode notar o Carita é um museu de historias fantásticas e de uma vista surpreendente. Mas não é só isso lá houve o funcionamento da mão de obra escrava isso mesmo, e foi de lá que fugiu o velho Quinto escravo responsável pela fundação da nossa cidade e que cujo nome foi em sua homenagem. O velho Quinto como assim era chamado recebeu esse nome porque segundos os historiadores os escravos eram tratados por números e não por nomes como na atualidade Segundo eles após a lei áurea o velho quinto formou um sitio nas proximidades da fazenda e todos o chamavam Sitio do Quinto, como o sitio do quinto foi evoluindo assim se formou o nome da nossa cidade maravilhosa. (adelmabarros)

Nota da redação deste Blog - É triste e lamentável a situação de penúria e abandono em que se encontra, uma relíquia histórica de Jeremoabo como essa.
Os "des"governos" não dão a mínima para a cultura nem tão pouco a história de remotos tempos do nosso município.

A única justificativa que encontro, é que conservar a história do nosso povo, não se transforma em voto por parte dos aculturados..

Outro adendo é que não gera quantidades exorbitantes de recursos "din-din",para serem desviados e  roubados por parte dos governantes.

Jeremoabo está se tornando um povo sem história