Ministra Andrighi vai apurar demora em julgamento de processos contra juízes na Bahia
por Cláudia Cardozo
Corregedora Nacional de Justiça, Nancy Andrighi | Foto: TJ-BA
Foto: Reprodução
Um filhote arara-azul-de-lear, ave em extinção no país, nasceu pela primeira vez na América Latina em cativeiro. Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, o exemplar, nascido no Zoológico da capital paulista, tem apenas dez dias e passará por exame de sangue daqui a dois meses para verificação do sexo. O zoológico tem outros 12 exemplares adultos da espécie, que não ficam expostos ao público.
Foto: Mark Staford/Divulgação
A estimativa é de que, em todo mundo, existam 1,3 mil araras-azuis-de-lear, que são nativas do sertão baiano. Os pais da ave recém-nascida acasalavam há cerca de três anos. O ovo ficou na chocadeira por aproximadamente 13 dias, monitorado pelos técnicos da instituição. Agora, o filhote fica em uma incubadora mantida a 35 graus Celsius e é alimentado com uma papa de ração e azeite de oliva, de três em três horas, ministrada por um biólogo do setor de aves do zoo.
Foto: Mark Staford/Divulgação
83% dos alvos da Lava Jato que votaram sobre terceirização foram favoráveis
por Julia Affonso | Estadão Conteúdo
Foto: Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Foto: Reprodução / BBC Brasil
Amostras de doença misteriosa foram enviadas para análise em CDC dos EUA
por Renata Farias / Francis Juliano
Foto: Shutterstock
Com a divulgação do aumento do número de casos da "doença misteriosa" em Salvador, um grande número de leitores do Bahia Notícias passou a relatar ocorrências da enfermidade em diferentes municípios baianos. No entanto, ainda não há números oficiais sobre os casos. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que amostras da doença foram enviadas ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e também a um laboratório brasileiro para análise. Apenas a partir da identificação da doença será possível iniciar a profilaxia, ou seja, medidas para prevenir ou atenuar a enfermidade. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Jesuína Castro, já existem 19 municípios com 3,5 mil notificações na Bahia. Entre os atingidos, Camaçari, Simões Filho, Itiúba e Salvador apresentam o maior número de casos suspeitos. Jesuína afirmou que as ações para tratar a doença são semelhantes às usadas para dengue e chikungunya. "A gente está tratando com os procedimentos de controle da dengue porque a principal hipótese é que a doença exantemática seja transmitida por mosquito, o que inclui aí o Aedes aegypti", afirmou. Os pacientes devem evitar a automedicação e procurar as unidades de saúde, mesmo que estejam sobrecarregadas.
Dilma ganha fôlego, não se sabe até quando
Presidente ganhou fôlego e se encontra numa situação em que o impeachment soa como hipótese remota. Comparando com o nervosismo das últimas semanas, pode-se falar em relativa calmaria. Não se sabe, porém, quando virá a próxima tempestade