A respeito das matérias expostas em diversos sites da região, um comentário me chamou atenção a respeito da prevenção da segurança.
O Capitão Gonçalves, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Jeremoabo, credita o aumento da violência à droga e ao usuário. “O aumento da violência não é apenas em Jeremoabo, é no Brasil inteiro. A gente atribui o aumento desses índices ao tráfico e ao uso de drogas. Muitas vezes o elemento abordado usa a desculpa de que é apenas usuário, mas é ele quem alimenta o tráfico. Se a gente for observar, tudo começa com o usuário porque tem quem compre, tem quem venda e por isso existe o traficante, e é em torno dele que é gerada toda violência: morte por falta de pagamento, o viciado querendo consumir sem ter dinheiro e acaba praticando assaltos e homicídios, brigas por ponto de vendas entre outras. Então tudo gira em torno do usuário, e é nessa tecla que a gente está batendo para minimizar a violência, fechando as bocas de fumo e prendendo os traficantes”.(Chico Sabe Tudo),
Em Jeremoabo o que falta é vontade política para resolver a violência e consequentemente a criminalidade.
Como é do conhecimento de todos, Jeremoabo é uma cidade pequena fácil de efetuar um trabalho de inteligência, principalmente no combate ao tráfico e uso de drogas.
Quem poderia prestar um grande serviço em parceria com a polícia seria a guarda municipal,pois todos ou quase todos os componentes da guarda nasceram e se criaram em Jeremoabo, portanto, sabem quem é quem.
Acontece que os incentivos e condições para que os aludidos trabalhem com eficiência encontrado pela prefeita com a Secretaria responsável por aquele órgão, foi sucatear o único veículo existente,, tornando ferro velho, ao tempo em que deixou a guarda desmotorizada, a pé.
Infelizmente por essa e outras,, a população de Jeremoabo está pagando caro por colocar na prefeitura, um (des)governo incompetente e irresponsável.