domingo, março 16, 2014

Se a ignorância fedesse, a educação de Jeremoabo seria valorizada!


Está posto na Constituição Brasileira: a educação é direito de todos os cidadãos e é dever do Estado oferecê-la.

 Não é apenas uma forma de adquirir conhecimento e cultura. É a maneira pela qual você aprende a se relacionar com o mundo, com a sociedade, com a política, com a história, com os outros. A Educação abre você para o universo! (Marilena Chauí).

Ônibus amarelinho é doado pAra transporte universitário por todos municípios vizinhos a Jeremoabo, a única cidade que isso não ocorre  e  que educação é uma palavra de baixo calão é em Jeremoabo.

Abaixo transcrevo uma mensagem que recebi hoje a tarde:

“Toda comitiva de puxa saco acompanhando a prefeita para nada só blá blá, e nada de ônibus para os universitários. A mesma queria que  a AGES arcasse com o transporte”.

Que a prefeita “anafel” faz o povo de Jeremoabo de idiota, isso eu não discuto, agora fazer professores muitos anos luz a sua frente tanto na educação, evolução, sabedoria e transparência, é tentar discutir qual o sexo dos anjos.

Mais uma vez tentarei esclarecer a todos porque a prefeita anafel foge da educação e cultura como o cão foge da cruz.

Porque os universitários de Jeremoabo e a sociedade omissa não obrigam os governos burgueses a ceder e conceder conquistas significativas para a melhoria da educação?

Simples.

A ignorância não fede como as montanhas de lixos. Ao contrário, quanto mais ignorante, quanto mais analfabetos forem a classe trabalhadora e seus filhos que se matriculam nas escolas públicas, mais fácil é para o sistema capitalista e seus governos explorarem, oprimirem, dominarem os trabalhadores.
A ignorância dos trabalhadores é boa para os patrões e os governos capitalistas exploradores, porque vão pagar baixos salários aos que trabalham, vão mantê-los em situações de vida degradantes, em favelas, desempregados algumas vezes, sem transporte de qualidade, sem saúde pública de qualidade, e esses trabalhadores sequer saberão reagir à exploração-opressão que sofrem, considerando suas dificuldades e peripécias como mera “falta de sorte” ou “desígnio dos deuses”. (Por: Gílber Martins Duarte).
Tudo isso que foi citado acima, é o que vem acontecendo em Jeremoabo, e no desgoverno “anafel”, está sendo aplicado em toda sua plenitude, agravado pelo requinte de crueldade.

 Brasil 247

Gilmar será interpelado judicialmente por 214 doadores do PThttp://goo.gl/Ja7xqh Quem informa é Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, que também participou das vaquinhas organizadas para pagar as multas de José Genoino, José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha; "A medida que está sendo anunciada por esta página é histórica. Jamais grupo tão expressivo de cidadãos se organizou dessa forma para questionar tão alta autoridade da República por ter violado a honra de cidadãos comuns", diz ele


Denúncia de “regalias” de Dirceu reflete o desespero da mídia

http://tijolaco.com.br/blog/?p=15444



EXPANSÃO EXTERNA DA FACULDADE AGES
15 de Mar de 2014 - 11h40min
A Faculdade AGES encontra-se em excelente momento, quando solicita ao Ministério da Educação (MEC) a transformação de faculdade para centro universitário,  motivada pelo cumprimento das normas legais e ministeriais, pois a AGES possui funcionamento regular há 12 (doze) anos, e tem obtido conceito igual ou superior a 4 (quatro) na avaliação institucional externa, no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), além de possuir 80% do corpo docente em tempo integral, quando o MEC exige mínimo de 20% (vinte por cento), 49% do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado e doutorado, quando o MEC exige mínimo de 33% (trinta e três por cento) e 8 (oito) cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório obtido na avaliação realizada pelo Ministério da Educação.
A Faculdade AGES nasceu em 2000 com a missão de contribuir para a qualidade de vida e o desenvolvimento da região, através da educação. Atualmente, a quantidade de pessoas que faz parte deste mundo acadêmico, aproxima-se de 7 mil; com previsão para 27, nos próximos cinco anos, com a implantação de novos cursos na sede e inauguração dos seis novos campi na região, sendo quatro no Estado da Bahia e mais dois, no vizinho Estado de Sergipe.
A expansão da marca AGES surgiu a partir de duas importantes e significativas manifestações de interesse: uma, por parte dos representantes e autoridades públicas dos municípios e estados, com oferta de apoio moral ao Projeto AGES; outra, dos estudantes residentes nas cidades ou regiões que abrangem os novos campi, geradas, principalmente, pela dificuldade financeira de muitos para se manterem estudando no município de Paripiranga (BA), como também, pela grande distância para o deslocamento semanal.
Tendo em vista as manifestações citadas, a direção da Faculdade decidiu implantar a AGES nos seguintes municípios:
  • Araci (BA)
  • Jeremoabo (BA)
  • Tucano (BA)
  •  Senhor do Bomfim (BA)
  • Lagarto (SE) e
  • Canindé do São Francisco (SE).
Considerando a distância entre Paripiranga (BA) e os municípios citados, a população e quantidade de alunos no ensino médio, temos:
MUNICÍPIO
DISTÂNCIA ATÉ
PARIPIRANGA (BA)
POPULAÇÃO
IBGE 2010
ALUNOS NO
ENSINO MÉDIO
MEC em 2013
Araci (BA)
175 Km
51.651
1.937
Jeremoabo (BA)
130 Km
37.680
1.392
Tucano (BA)
130 Km
52.418
2.219
Senhor do Bomfim (BA)
300 Km
74.419
3.089
Lagarto (SE)
35 Km
94.861
4.263
Canindé do São Francisco (SE)
160 Km
24.686
986
Fonte IBGE 2010, MEC 2013 e Google Maps.
Os dados acima retratam as informações pertinentes ao município em questão, quando levamos em consideração outras cidades próximas a ele, com um raio médio de 150 km, a abrangência se torna ainda maior, aumentando o potencial quantitativo dos campi. Contudo, pode-se arriscar e afirmar que a AGES contribuirá, expressivamente, para o desenvolvimento das cidades polos e circunvizinhas.
Buscando o aproveitamento do egresso ageano para formação do quadro de docentes e técnicos administrativos nessas IES, onde residem os atuais alunos, futuros egressos, a AGES dispõe de políticas de valorização com capacitação em nível de pós-graduação, formação continuada para todos que desejam atuar na docência de cursos superiores, assim como na gestão das unidades com oportunidade de contratação.
Esclarecemos que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, a implantação dos novos campi está prevista para até o semestre 2015.2, considerando as demandas do Ministério da Educação - MEC.  
Prof. José Wilson dos Santos
diretor-geral