O mundo cristão acompanhou atentamente a escolha do novo papa e no dia 13 foi anunciado o “habemus papam” e o escolhido foi o arcebispo de Buenos Aires, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que se chamará de Francisco. Francisco se deveu a São Francisco de Assis, por sua humildade, e a Francisco de Paula, o evangelizador da Ásia. De quebra foi primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Até ai tudo bonitinho.
O diário esportivo argentino Olé destacou em sua edição eletrônica a escolha do argentino como resultado da “La mano de Dios”, parafraseando a expressão usada para se referir ao gol de mão de Maradona na Copa do Mundo de Futebol contra a Inglaterra. Cá para nós, os argentinos além de Maradona agora têm um papa, não é de lascar?
O Brasil com sua ladainha de maior país católico com mais de 120 milhões de católicos permanecerá com seu grande herói Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, o anti-herói que tem medo do sobrenatural e das coisas do outro mundo e assim continuará por toda sua eternidade. O País serve para as estatísticas, e tanto é que começou a vazar que na escolha do novo papa estiveram disputando o Scola, o canadense, Bergoglio e nada de brasileiro.
Na noite do dia 13 e na manhã e noite do dia 14.03 estive assistindo alguns depoimentos sobre o novo papa em redes de televisão, incluindo-se as TVs católicas como a Aparecida e a Rede Vida e fiquei um tanto assustado sobre o que se disse do novo papa, especialmente da acusação de colaborador das ditaduras militares da Argentina e responsável por entregar os padres Orlando Yorio e Francisco Jalics aos militares que os seqüestraram e os torturam. O Arcebispo Jorge Mario Bergoglio, inclusive, chegou a ser inquirido pela Justiça argentina nas audiências sobre o regime responsável por 30 mil mortes.
Um teólogo ouvido na Rede Vida sobre a acusação de Bergoglio haver colaborado com a ditadura militar argentina, apresentou uma estranha explicação e foi infeliz ao comparar o trabalho de Bergoglio, na Argentina com o de Dom Evaristo Arns no Brasil. Para o teólogo, a conduta do papa na argentina seria para manter um diálogo com o regime e diminuir o sofrimento das pessoas. Ora, meu caro! Dom Paulo Evaristo Arns foi o refúgio contra o sofrimento sem entregar de pessoas.
No jornal nacional da Globo, edição de 14, a impressão passada por Ilze, por Uchoa e a segunda repórter era de que Bergoglio fosse um Deus, um onipotente, o caridoso, o humilde, o pais dos pais. Enquanto a biografia do novo papa é polida para encobrir escorregos e comprometimento dele com a ditadura militar argentina, o Wikileaks divulgou que para os EUA o envolvimento de papa com ditadura enfraquecia crítica aos Kirchner. Bergoglio não poupou forças na sua oposição aos Kirchner.
A Igreja católica perdeu influencia na Europa, na Ásia tem atuação limitada e perde território para o islamismo, principalmente, no norte da África, tendo seu feudo particular nas Américas do Sul e Central.
Embora um ilustre desconhecido para nós, o argentino Bergoglio que é da Igreja ultraconservadora, um ortodoxo cristão, quando da eleição do papa Bento XVI concorreu com esse e disputou de perto a indicação papal.
Como todo ortodoxo é contra o aborto, a união entre pessoas do mesmo sexo, a adoção de crianças por homossexuais, os métodos anticonceptivos como o uso da pílula e da camisinha.
Não sei a posição dele sobre as pesquisa com as células tronco e ai não deve ser diferente do que foram João Paulo II e Bento XVI, um atraso inaceitável para uma Igreja que não acompanha os novos tempos. Jovens cristãos ouvidos em Roma e os que estão voltados para a Jornada Mundial da juventude no Rio se disseram entusiasmados com o novo Papa sem apresentar um raciocínio como ele melhoraria a Igreja católica.
João Paulo II, o polaco, um ortodoxo, foi o escolhido quando as repúblicas do leste europeu já estavam em processo de decomposição, enquanto Bento XVI que fizera parte da juventude hitlerista, o que era uma imposição de Estado na época, e ambos eram da linha conservadora da Igreja Católica. Francisco que não será o Chico é opositor aos governos dos Kirchner e não será por caso que saia da América do Sul um papa quando a maioria ou quase a totalidade dos países da América do Sul e da América central do estão sob regime das esquerdas.
Nosso saudoso apresentador da TV Bandeirante Joelmir Betting quando se referia à estabilização dos preços das ações nas bolsas ou a cotação do dólar usava da expressão andar de banda. Com a escolha de Bergoglio a Igreja Católica estará andando de banda e será a mesma Igreja de João Paulo II e Bento XVI, para a alegria das demais Igrejas cristãs. Enquanto isso lê no Exame.com que o papa Francisco perdeu para Luan Santana entre os assuntos mais falados no Brasil no dia da escolha dele.
A Igreja católica que não serve é aquela que prega o conformismo e a pobreza como um castigo de Deus. Aliás, a fé pregada pela Igreja para os povos das Américas nada mais era do que instrumento de dominação dos colonizadores.
ATESTADO DE VIRGINDADE. Em meio ao tiroteio a eleição do novo Papa, eis que na Bahia de Jaques Wagner e parece que já é tempo dele pastar por ai, um dos requisitos para se submeter ao concurso de delegado de polícia, escrivão e em se tratando de candidato mulher é a virgindade, conforme EDITAL DE ABERTURA – SAEB/01/2013, de 11 de janeiro de 2013. O Edital dispensa a candidata que possui "hímen íntegro" de entregar os exames de colposcopia, citologia e microflora. A mulher que queira concorrer aos cargos deve apresentar atestado médico que comprove a referida condição com assinatura, carimbo e CRM do médico que o emitiu.
GORILA NA CBF. Como o Brasil não tem Papa para ser acusado de colaboração com as forças da repressão, a vez aqui é de Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Em discurso quando legislador ele pediu intervenção das forças de segurança na TV Cultura de São Paulo contra a infiltração de comunistas na emissora e como resultado da deduragem o jornalista Vladmir Herzog foi preso, torturado e morto nos subterrâneos da ditadura. Romário, ex-jogador de futebol e agora deputado federal pelo RJ, pretende uma audiência pública para discutir o caso Marin. Eu já subscrevi a petição eletrônica do“fora Marin”.
ESTADO E RELIGIÃO. Essa eu não sabia e saiu publicado no folha on-line, edição de hoje. A Argentina é um dos maiores países católicos e com seus 40 milhões, estima-se que católicos sejam entre 31 a 34 milhões. Até ai tudo bem. A novidade é por força de norma constitucional o Estado mantém na folha de pagamento dos bispos, padres e seminaristas. Lá um Bispo recebe R$ 11.000,00, com direito a aposentadoria.
Paulo Afonso, 15 de março de 2013.
Fernando Montalvão.
Montalvão Advogados Associados.
STF derruba pagamento parcelado de precatórios
Maior parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal
classificou a medida, prevista em emenda constitucional de 2009, como
prejudicial para os cidadãos brasileiros. Para eles, Congresso precisa
encontrar uma nova fórmula
Mário Assis
Eu estava lá, no Palácio Guanabara apinhado de gente. Nunca assisti a manifestação espontânea da população carioca igual. As ruas do entorno do Palácio inteiramente tomadas pelo povo.
Um líder inesquecível
Mário Assis
Eu estava lá, no Palácio Guanabara apinhado de gente. Nunca assisti a manifestação espontânea da população carioca igual. As ruas do entorno do Palácio inteiramente tomadas pelo povo.
Um líder inesquecível
Wagner suspende itens que constrangem mulheres em edital de concurso
Prefeitura e ambulantes definem projeto de ordenamento de comércio informal no centro
Unilever faz recall de suco Ades contaminado com produto de limpeza
Foto: Divulgação
Feira: Operação apreende mais de 1 tonelada de drogas na BR-116
Carga continha maconha, Crack, lança perfume e comprimidos |Foto: Acorda Cidade
Veja a nota da ADPF sobre a declaração de Roberto Gurgel
Dilma promulga nova redação da Lei dos Royalties
Presidenta recebeu a mensagem do Congresso informando que as
142 rejeições foram derrubadas. Novo conteúdo da norma sobre a divisão
dos lucros do petróleo será publicada no Diário Oficial da União desta
sexta-feira
Continue Lendo...
No Fórum, fantasmas do passado batem à porta do novo papa
Anfip apoia desoneração da cesta, mas cobra tributação sobre fortunas
Márcia Denser: sem Chávez e Lula, futuro é sombrio para a América Latina
Pacto federativo num país sem Federação
Ministros de Dilma torceram contra dom Odilo, potencial opositor do governo
BBC Brasil
As acusações de que Jorge Mario Bergoglio teria sido “omisso” ou até “cúmplice” da repressão da última ditadura argentina (1976 – 1983) estão entre os motivos pelos quais o novo papa não é unanimidade em seu país.
Há controvérsias…
Lula pensa no próprio futuro, Boff nega a Teologia da Libertação, Joaquim Barbosa voltou como 'candidato', a Argentina prende torturadores, 30 anos depois.
Venda pela internet
vai ter de oferecer assistência técnica
Deputado defende assessores
que trabalham como pastores
Sentença de Mizael foi o maior erro judiciário do país, diz defesa
Atropelador de ciclista em SP é frio, cruel e insensível, diz juiz
Igreja espera que papa argentino freie avanço evangélico na região
Pastor busca apoio de Alves para manter cargo nos Direitos Humanos
Relatório das Nações Unidas
Após um grande cerco
Raposão Kassab ilude Lula, Dilma e Haddad
Petistas torceram contra d.Odilo no Vaticano
Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido e condenado no julgamento do chamado mensalão, chegou a escrever no Twitter: "Dom Odilo Scherer não vai usar sapatilhas vermelhas da Prada. Deus não ajuda tucanos a ganhar eleição"