Fichas sujas estão fora
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Os Partidos Políticos terão até o próximo dia 30 para realização de Convenção para escolha de candidatos a Prefeito e Vice, Vereadores e aprovar coligação. Nos Municípios onde o Partido não tem Diretório organizado a escolha dos candidatos e aprovação de coligação ficará a cargo da Comissão Provisória.
Quando o Partido de per si ou em coligação já tiver candidatos definidos sua convenção poderá acontecer antes da data limite, reservando-se a data limite para os que estão ainda a procura de candidatos ou acertos com outras legendas.
No município de Paulo Afonso os candidatos estão definidos com Anilton concorrendo à reeleição, pelo PDT em coligação com o PP, Dona Sônia pelo PC do B e mais o Ver. Gilson Fernandes na coligação PP/PSB. Em Jeremoabo as coisas ainda estão confusas na ala governista em face da indicação do candidato a vice-prefeito.
Em Jeremoabo até agora são três os candidatos.
A situação concorre com Anabel, esposa do ex-prefeito Tista e ali se instalou um briga de foice para indicação do vice. Pelo que se noticia, Pedrinho Varjão, o atual Prefeito, exige que o vice de Anabel seja pessoa indicada por ele e seus familiares, do PMDB, enquanto se dava como certa a candidatura de Antonio Chaves. A tentativa de Tista para uma dobradinha Anabel e Janete, esta esposa do ex-prefeito Lula, parece que não empolgou e Lula manteve sua candidatura.
A oposição vem com Deri como resultado da coligação PP e PSC, com o Dr. Luizinho como vice e indicação do PSC.
O tertius é Lula, conhecido mais como Lula de Dalvinho.
Lula foi eleito Prefeito apoiado por João Ferreira e fez uma administração responsável com investimentos para o homem do campo e goza de credibilidade e bom conceito nas áreas urbana e rural. Nas eleições de Tista Lula o apoiou e agora se esperava o caminho inverso que até agora não aconteceu. Concorrem agora 03 candidatos com chance de vitória e isso é o que se espera.
Parece até que surgem novos tempos para Jeremoabo.
Os três candidatos são de vida ilibada e não pesa sobre qualquer deles o menor questionamento moral ou ato de improbidade, ou seja, nas próximas eleições em Jeremoabo não haverá candidato de ficha suja e o eleitor estará em posição privilegiada, podendo escolher qualquer deles sem medo de errar.
A Lei da Ficha Limpa embora de construção doutrinária e legislativa questionável já vem alcançando seus objetivos que é de afastar os agentes políticos de moral duvidosa dos pleitos eleitorais. Vários pretendentes a cargos eletivos nas próximas eleições por se considerá-los como ímprobos desistiram da parada.
Depois das convenções virão os pedidos de registro escolhidos pelos partidos ou Coligações até o dia 05.07 e ao final do processo com a apuração dos votos, é partir para o abraço quem tiver voto para ganhar.
COM OS PÉS NO CHÃO. A seca que se abateu sobre parte do interior baiano impôs redução de despesas pelos Municípios para os festejos juninos e mesmo assim em Jeremoabo a coisa deu Certo.
CAMPANHAS. São demais conhecidas as campanhas como “Diga não as drogas”, “Denuncie a pedofilia” e a mais recente é: “Quem é corrupto tá fora”.
FRASE DA SEMANA. “Aqueles capazes de abdicar da liberdade para obter um pouco de segurança temporária não merecem nem a segurança, nem a liberdade." (Benjamin Franklin).
Paulo Afonso, 25 de junho de 2012.
Fernando Montalvão. montalvao@montalvao.adv.br