quinta-feira, abril 07, 2011

Receita cria regra para atrasados de 2011

Luciana Lazarini
do Agora

Quem receber atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou precatórios de dívidas trabalhistas dos governos com servidores a partir de agora terá que declarar ao banco o número de meses a que o pagamento se refere.

Por exemplo: um segurado pediu, em janeiro de 2008, a concessão de uma aposentadoria na Justiça. Se o benefício for concedido e os atrasados pagos em maio de 2011, a grana será referente a 44 meses (incluindo o 13º salário)-- período que o INSS deixou de pagar a aposentadoria. Então, ele deverá informar ao banco que o pagamento se refere a 44 meses, nesse exemplo.

A nova regra, publicada ontem pela Receita Federal no "Diário Oficial da União", faz parte do pacote de medidas que o órgão está implantando para ajustar a mordida do Leão sobre a grana de revisões de aposentadorias e de salários que, originalmente, deveria ter sido paga mensalmente, mas acabou sendo recebida de uma vez só. Até fevereiro deste ano, a tributação era feita sobre o valor total recebido, sem considerar o valor correto do benefício mensal.

Leia esta reportagem completa na edição impressa do Agora nesta quinta