Ação envolve dois modelos produzidos entre 2003 e 2005. Consumidor deve solicitar por telefone kit de reparos
19/04/2011 | 16:14 | G1/Globo.comA Graco Children's Products, Inc., fabricante de carrinhos de bebê, anunciou nesta terça-feira que estendeu ao Brasil o recall anunciado nos Estados Unidos em outubro de 2010. A empresa convoca os consumidores que adquiriram os modelos Quattro Tour TM e Metrolite TM, produzidos entre 2003 e 2005, a entrarem em contato para receber o kit de reparos.
Segundo o comunicado da Graco, o recall foi motivado “devido a incidentes acontecidos nos Estados Unidos e Canadá, onde bebês deixados sem supervisão por longos períodos e que não estavam usando o cinto de segurança escorregaram no carrinho e se asfixiaram entre o assento e a bandeja”.
A empresa afirma que decidiu estender o recall ao país “por saber que algumas unidades destes modelos foram importadas pelo Brasil”, mas destaca que “não houve registro de nenhum incidente fora dos Estados Unidos e Canadá”.
A empresa não informou a estimativa de unidades de carrinhos envolvidos no recall no Brasil.
A Graco solicita que os consumidores entrem em contato com a empresa pelos telefones 9090 (ligação a cobrar) 3017-5300 (ramais 281 e 282). Para quem estiver ligando fora de São Paulo, o prefixo para chamadas a cobrar é 90xx11. Segundo a empresa, o atendimento será feito de segunda a sexta, das 9h às 18h. Os kits serão enviados gratuitamente, mediante pedido.
Na nota, a Graco afirma ainda que os carrinhos são “seguros quando utilizados de acordo com as instruções do fabricante” e recomenda o uso do cinto de segurança em todo o tempo em que a criança estiver no carrinho.
O Procon-SP orienta os consumidores que eventualmente encontrarem dificuldade em efetuar os devidos reparos a procurarem auxilio junto a fundação nos postos do Poupatempo (Sé, Santo Amaro ou Itaquera). A comunicação por cartas deve ser encaminhada à Caixa Postal 3050, CEP 01031-970 e por fax ao telefone (11) 3824-0717. O consumidor também pode procurar o órgão de defesa do consumidor de seu município. O telefone para informações é 151.
Confira o comunicado da Graco:
"Em outubro de 2010, a Graco anunciou um recall voluntário nos Estados Unidos dos modelos antigos de carrinhos de bebê Graco QuattroTourTM e MetroliteTM, devido a incidentes acontecidos nos Estados Unidos e Canadá, onde bebês deixados sem supervisão por longos períodos e que não estavam usando o cinto de segurança escorregaram no carrinho e se asfixiaram entre o assento e a bandeja. Por saber que algumas unidades destes modelos foram importadas pelo Brasil, a Graco tomou a iniciativa de estender o recall para o país.
No Brasil, já foram distribuídos kits de reparos para os todos os consumidores que o solicitaram. Caso algum consumidor que possua um produto dos modelos acima mencionados, produzidos e comercializados entre 2003 e 2005, e queira ainda receber o kit de reparos, pode entrar em contato com a Graco pelos telefones: 9090 3017-5300 R. 281 e 9090 3017-5300 R. 282. Caso esteja ligando de fora de São Paulo: 90 xx 11 3017-5300 R. 281 e 90 xx 11 3017-5300 R. 282. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 9h às 18h. Os kits serão enviados gratuitamente para os consumidores, mediante seu pedido.
É importante ressaltar que estes produtos são seguros quando utilizados de acordo com as instruções do fabricante. Não houve registro de nenhum incidente fora dos Estados Unidos e Canadá.
Além das instruções de uso dos produtos, as seguintes recomendações são primordiais para prevenir eventuais incidentes:
- Use o cinto de segurança todo o tempo em que a criança estiver no carrinho;
- Nunca deixe a criança no carrinho sem supervisão, especialmente quando ela estiver dormindo;
- Sempre siga as orientações do fabricante de como e quando utilizar os equipamentos de segurança adicionais que vêm com o carrinho."
Fonte: Gazeta do Povo