quinta-feira, dezembro 16, 2010

Lula faz balanço e enaltece governo

Folha de S.Paulo

BRASÍLIA - A duas semanas de deixar o governo, o presidente Lula falou ontem em "erros e acertos" de sua gestão durante encontro com atuais e ex-ministros.

Lula afagou ex-integrantes de seu staff, como José Dirceu (ex-Casa Civil) e Marina Silva (ex-Meio Ambiente), agradecendo suas "contribuições extraordinárias".

Dirceu foi afastado em 2005 na esteira do escândalo do mensalão, e Marina saiu em 2007, após atritos com a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Lula disse que todos são "sempre ministros". "Nós juntos passamos por momentos difíceis e por momentos gloriosos. O dado concreto é que a somatória dos erros e acertos que possamos ter cometido dá uma síntese --vamos terminar nosso mandato com mais de 80% de aprovação", disse.

Para os que avaliam o governo como ruim ou péssimo, Lula pediu que entendam que "errar é humano".

A principal homenagem foi para o vice, José Alencar, que faz tratamento contra câncer. "Duvido que algum governante tenha um vice melhor", disse. "Nós provamos o seguinte: um grande empresário e um médio sindicalista se juntaram e fizeram pelo Brasil o que muitos outros pensavam que sabiam e não fizeram."

Dilma foi ao evento como ex-ministra e chegou a ser mais aplaudida que Lula. Ele citou a sucessora várias vezes, afirmando que o país deverá subir para o posto de quinta maior economia do mundo até 2016.

Fonte: Agora