sábado, setembro 18, 2010

Wagner abre vantagem de 37 pontos

Fernanda Chagas
O governador Jaques Wagner (PT), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada ontem, aumentou a vantagem em relação a seus adversários e seria reeleito governador da Bahia no primeiro turno, com 53% das intenções de votos, superando até mesmo a marca de 51% alcançada pela “companheira” Dilma Rousseff, candidata à Presidência pelo PT. A vantagem de Wagner, que era de 30 pontos percentuais na semana passada, passou agora para 37 pontos.
Enquanto isso, Paulo Souto (DEM) se mantém como segundo colocado oscilando de 18% para 16%. Geddel Vieira Lima (PMDB), por sua vez, variou de 14% para 11%. No início da campanha eleitoral, em julho, a diferença de Wagner para Souto era de 21 pontos (44% contra 23%).
A intenção de voto em Wagner cresceu também na pesquisa espontânea (aquela na qual o eleitor fala em quem pretende votar antes de ver um cartão com os nomes): passou de 31% na semana passada para 38%. Souto tem 7%, e Geddel, 6%. O Datafolha entrevistou 1,080 mil eleitores, de 43 municípios baianos, nos dias 13, 14 e 15 de setembro.
Entre os demais candidatos, apenas Luiz Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL) pontuaram, mas não ultrapassaram a margem do 1%. Brancos e nulos somaram 5% e indecisos, 12%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Contudo, mesmo diante dos altos índices de aprovação registrados nas últimas pesquisas, o governador voltou a reiterar que a eleição não está ganha. “É claro que a notícia é boa, anima a militância. Mas, embora eu acredite que as pesquisas correspondem ao reconhecimento da população com o que tem sido feito, repito: eleição só se ganha na noite do dia 3 de outubro”.
A margem de erro da análise é de três pontos percentuais para mais ou menos. O Datafolha ouviu 1.100 eleitores em 43 cidades do Estado na segunda e terça-feira desta semana. Ainda estão indecisos em relação ao candidato ao governo 12% dos eleitores baianos. Declararam que vão anular ou votar em branco outros 5%. Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL) têm 1% cada um das intenções de voto. Sandro Santa Barbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU) não atingiram 1%. A pesquisa foi registrada no TRE-BA com o número 38.837/2010.
Fonte: Tribuna da Bahia