A Associação dos Magistrados Brasileiros em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral promove na próxima sexta-feira, 3, a Campanha Eleições Limpas – Não vendo meu voto, através da realização de audiências públicas em todo o Brasil, com o auxílio dos juízes eleitorais que vão tirar todas as dúvidas da população sobre as eleições gerais de 3 de outubro e mostrarão como é possível denunciar os candidatos corruptos.
Em Sergipe três Zonas Eleitorais estarão participando campanha através dos juízos eleitorais da 10ª ZE (Itabianinha), 29ª ZE (Carira) e 32ª ZE (Pacatuba), com a participação dos respectivos representantes do Ministério Público Eleitoral.
Na audiência pública será distribuída a "Cartilha do Eleitor", publicação elaborada para ensinar, de forma fácil e objetiva, como identificar um ato de corrupção eleitoral, como coletar provas necessárias para denunciar um político e, por fim, a que autoridades encaminhar a denúncia.
Entre os atos de corrupção eleitoral são citados a compra de votos, o uso eleitoral da máquina pública e a realização de boca de urna. A cartilha também explica como a Justiça Eleitoral garante a segurança do voto e qual o papel do eleitor no processo eleitoral.
Fonte: Emsergipe