Fernanda Chagas
Na reta final da campanha eleitoral, duas novas pesquisas sobre a sucessão estadual divulgadas ontem confirmam vitória do governador Jaques Wagner (PT) no primeiro turno. De acordo com análise do instituto, o petista aparece com 52% das intenções de voto. Em seguida aparecem Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) empatados com 15% cada um. Luiz Bassuma (PV) foi lembrado por 3% dos entrevistados.
Em relação à amostragem anterior, JW e Geddel apresentaram alta. O petista tinha 49% e o peemedebista 12%. Souto continuou com o mesmo percentual. Luiz Bassuma (PV) tem 2% e Carlos Nascimento (PSTU) aparece com 1%. Brancos e nulos somam 6% e indecisos são 10%. Marcos Mendes (PSOL) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram.
O Ibope também avaliou a administração Jaques Wagner (PT). Para 15%, a administração é ótima, 38% avaliam a gestão como boa, 29% consideram regular e 5%, ruim. No quesito rejeição, Paulo Souto, do DEM, continua liderando, com 31%, seguido de Bassuma (PV), com 23%, Carlos Nascimento, do PSTU, com 20%, Geddel (PMDB), com 19%, Marcos Mendes, do PSOL, com 18%, Santa Bárbara (PCB) com 17%, e Wagner, com 16%. 9% não rejeitam ninguém.
Pesquisa do instituto Vox Populi/BA também mantém o governador na dianteira da corrida eleitoral. Conforme a consulta estimulada, o candidato à reeleição tem 46% das intenções de voto, contra 18% de Paulo Souto (DEM), 14% de Geddel Vieira Lima (PMDB) e 2% de Luiz Bassuma (PV). Brancos e nulos somam 5%, não sabem ou não souberam responder 15%. Já na espontânea, Wagner tem 38%, Souto 12%, Geddel 9% e Bassuma 2%. Nulos e brancos chegam a 4% e não sabem ou não responderam 9%.
Contudo, o petista, ao participar de comício relâmpago, após a carreata na cidade de Senhor do Bonfim, voltou a dizer que, apesar de as pesquisas apontarem vitória no primeiro turno, é preciso que a militância continue pedindo voto para ele, Dilma Rousseff e os candidatos ao Senado, Lídice da Mata e Walter Pinheiro.
“Estamos bem nas pesquisas, mas precisamos confirmar isso no dia 3 de outubro. Pesquisa que vale é a do voto na urna”, afirmou, sendo aclamado pela população em um município que é governado pelo PT há dez anos.
O candidato do DEM, Paulo Souto, reiterou que “continuamos trabalhando e confiantes na resposta positiva que o povo da Bahia vai nos dar no próximo dia 3 de outubro”. O presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, disparou que os resultados das sondagens é uma prova de que o povo não está satisfeito com o PT da Bahia. “Isto é uma demonstração clara de que estaremos no segundo turno. A onda 15 está vindo para a capital”, disse.
Pinheiro e Lídice lideram disputa ao Senado
Ao contrário da disputa estadual, a corrida ao Senado se acirra a cada dia. A novidade fica por conta da alavancada do petista Walter Pinheiro, antes em terceiro lugar. Pinheiro passa a ocupar a liderança da tabela com 35% das preferências. Lídice da Mata (PSB) é a segunda com 32% e, segundo o levantamento, César Borges (PR), que era o primeiro da fila, não seria reeleito.
Edvaldo Brito (PTB) e José Carlos Aleluia (DEM) estão com 9% e Edson Duarte, do PV, vem com 3%. Brancos e nulos têm 13% e indecisos somam 41%. Ainda no levantamento sobre as intenções de voto para o Senado baiano, José Ronaldo aparece com 12%, seguido de Edvaldo Brito (PTB), com 9%, e José Carlos Aleluia (DEM), também com 8%. Os indecisos somam 41%.
Assim como o Ibope, o instituto Vox Populi coloca Pinheiro (PT) com 33% da preferência do eleitorado, enquanto César Borges (PR) e Lídice (PSB) estão tecnicamente empatados com 25% e 23%, respectivamente. De acordo com o Vox Populi, Borges caiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, onde aparecia com 35%.
No mesmo período, Lídice e Walter Pinheiro subiram seis pontos percentuais. O candidato José Ronaldo (DEM) somou 10%, enquanto Aleluia (DEM) e Edvaldo Brito (PTB) empataram em 8%. O instituto Vox Populi ouviu 800 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem foi registrada no TRE/BA sob o nº 41.457/10) e no TSE sob o nº 31.707/10.
O PT comemora. “A pesquisa reflete o que a gente vê nas ruas. Há algumas semanas venho avisando que nossos candidatos tomariam a dianteira. A tendência é de que Lídice e Pinheiro se distanciem ainda mais dos outros adversários. O resultado só motiva nossa militância a continuar trabalhando, não vamos botar sapatos altos.
A reta final é hora de bater de porta em porta, fazer muito corpo a corpo para convencer cada vez mais pessoas a caminharem conosco para a Bahia seguir em frente”, afirmou Luiz Caetano, coordenador político da coligação. Caetano considera ainda que o momento favorável deve servir também para angariar mais votos para os candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa das chapas que congregam os partidos PT, PP, PSB, PDT, PC do B, PRB, PSL e PHS. (FC)
Fonte: Tribuna da Bahia