João da Bahia:
“Helio, poderia responder a este meu questionamento? Dizem que o povo brasileiro não se interessa por política e não sabe votar. O senhor concorda?”
Comentário de Helio Fernandes:
Nenhuma possibilidade, por menor que seja, de ser verdade. Platão e outros filósofos, ensinavam: “a política é a arte de governar os povos”. Através da política, interferem na vida de todos os cidadãos, geralmente para prejudicá-los.
O que acontece é que a legislação partidária (e logicamente política) no Brasil é tão ultrapassada, que só chamam o cidadão para participar, OBRIGATORIAMENTE, do ato de votar. Mas ninguém escolhe em quem votar, procura o melhor, aquele com quem mais se identifica.
Veja com simplicidade, mas com toda clareza, Jõao da Bahia. Somos praticamente 200 milhões, mais de 130 milhões em condições de votar, mas para presidente a escolha se restringe a dois CANDIDATOS. E CANDIDATOS de quem?
Ultraje, desprezo, desinteresse, ausência total, é o que os políticos deixam para o povão. Então, nas vésperas de toda eleição, o pais inteiro é mobilizado, se não votar, não pode exercer alguns dos atos fundamentais de sua vida pessoal.
Já tenho protestado há anos, escrito e repetido, que a mais importante de todas as reformas a serem feitas no Brasil, é a PARTIDÁRIA. (Existem outras, mas não tão importantes quanto essa, pois do exercício do voto, surge a AUTENTICIDADE DA REPRESENTATIVIDADE).
***
PS – Mas quem determina que mais de 130 milhões de eleitores têm que escolher entre Dilma ou Serra e estamos conversados? Revoltados com essa restrição, ainda são caluniados, dizem; “o brasileiro não sabe votar”.
PS2 – O povo gosta, sabe e quer votar, por que não deixam que escolha o que mais lhe agrada? O Brasil tem 27 partidos, que recebem mais de 2 milhões por ano do Fundo Partidário, usam o chamado horário eleitoral, quando chega a eleição.
PS3 – Pois durante a longa e cansativa campanha, nenhum candidato fala na existência da REFORMA PARTIDÁRIA. Você, João da Bahia, que levantou o importante problema, responda afirmativamente.
PS4 – Diga aos seus amigos que o povão sabe votar e gosta de eleição. E pergunte a eles: ALGUM DE VOCÊS JÁ OUVIU UM CANDIDATO EXIGIR REFORMA PARTIDÁRIA.