terça-feira, setembro 14, 2010

Lucas continua na liderança da disputa pelo Setentrião

Ângelo Fernandes (Jornal A Gazeta)
A Rede Amazônica divulgou, na noite de ontem (13), a terceira pesquisa estimulada do Ibope para as eleições majoritárias no Amapá. Na disputa pelo Setentrião, o candidato Lucas Barreto (PTB) continua na liderança. Mas, para o Senado, o cenário mudou. Waldez Góes (PDT), que liderava todas as pesquisas caiu para a quarta posição e João Capiberibe (PSB) assumiu a ponta.

A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Superior Tribunal Eleitoral (TSE), contou com 812 entrevistas e foi realizada entre os dias 10 e 12 deste mês, logo após a Operação Mãos Limpas, que culminou com a prisão de 18 pessoas, dentre elas, o governador e candidato a reeleição, Pedro Paulo Dias de Carvalho (PP), e o ex-governador e candidato ao Senado, Waldez Góes.

Com a consulta realizada no dia em que a ação federal ocorreu, os resultados modificaram drasticamente. Para o governo, Lucas, que tinha 25 pontos percentuais em julho, subiu para 28 em agosto e agora tem 34. Na segunda posição, aparece Jorge Amanajás (PSDB), que tinha 24, caiu para 20 e agora tem 23. Camilo tinha 17, desceu para 10 e voltou para 17. Já Pedro Paulo, que antes brigava pela segunda posição, está em quarto. Ele tinha 19, permanecendo com 19 em agosto e agora, esta com 11. Os eleitores indecisos somam 10%, e brancos e nulos 3 pontos percentuais. O candidato Genival Cruz, do PSTU, aparece com 1% nas três pesquisas.

Para o Senado, os números também revelaram ascensões e quedas em comparação com as demais pesquisas. João Capiberibe assumiu a ponta. Ele tinha 29 pontos percentuais em julho, subiu para 30 em agosto e agora tem 39. Gilvam Borges (PMDB) tinha 41, caiu para 28 e hoje soma 36. Randolfe Rodrigues (Psol) foi quem registrou a maior ascensão. Ele estava com 17, pulou para 21 e nesta última análise soma 36 pontos. Waldez Góes, que antes liderava todas as pesquisas, está ocupando a quarta colocação. O ex-governador somava 51 pontos em julho, 38 em agosto, e agora, conta com 35. Papaléo Paes tinha 19, desceu para 11 e nesta pesquisa aparece com 12. Professor Marcos, do PT, somava 2, passou para 4, e agora conta com 3 pontos. Indecisos somam 20% e brancos e nulos 3%. Eleitores que citaram apenas um candidato, 15%.

Com as novas posições do tabuleiro político, pode-se analisar que a disputa para o Senado continua em aberto. A diferença de Capiberibe para Waldez é de apenas 4 pontos percentuais, além de Gilvam e Randolfe que dividem a vice-liderança, ambos com 36 pontos. Ou seja, como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, há empate técnico de pelo menos três candidatos.

Fonte: Amapá Digital