terça-feira, setembro 14, 2010

19 mil podem ter a carteira suspensa em SP

Sílvia Haidar
do Agora

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou uma lista dos motoristas que podem ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa no Estado. A relação, divulgada no "Diário Oficial" do Estado, traz 19.501 carteiras, sendo que 7.861 são da capital.

O motorista pode se defender para evitar que tenha o direito de dirigir suspenso. Para isso, ele deve aguardar a notificação do Detran-SP --na correspondência, o motorista será informado sobre a data em que poderá apresentar a sua defesa ao órgão onde sua carteira está registrada.

O condutor deve baixar o formulário de defesa do site do Detran-SP e levá-lo preenchido na data marcada. Também será preciso levar cópias do RG, do CPF, da CNH e de um comprovante de residência.

Se a defesa do motorista for aceita, ele poderá dirigir normalmente. Caso a defesa não seja aceita, o motorista deverá comparecer ao órgão e entregar a sua CNH.

O condutor que tem a carteira suspensa perde o direito de dirigir durante um período que pode variar de um mês a um ano. Durante o período de suspensão, o motorista deve passar por um curso de reciclagem de 30 horas, que pode ser feito em uma unidade do CFC (Centro de Formação de Condutores).

Fonte: Agora